Rica em minerais, a água termal ajuda a refrescar, hidratar e nutrir a pele, e é indicada para todas as pessoas

Há quem ache que a água termal é apenas “água engarrafada”, mas os dermatologistas garantem que não. O produto, cada vez mais comum nas prateleiras das farmácias brasileiras, faz, sim, bem à pele, auxiliando a nutri-la, a hidratá-la e a aliviar sintomas como irritação e coceira em dias muito quentes ou frios demais. Entre as suas funções está também a de criar uma barreira de proteção na pele, que ajuda a evitar a ação de agentes agressores como poluição, radiação UV, fumaça de cigarro e sujeira, tão comuns no dia a dia. Ou seja, o uso de água termal pode até parecer frescura para uns, mas, na verdade, só tem efeitos positivos.

Indicada a todos os tipos de pele, a água termal é, segundo definição de Tatiana Steiner, especialista em dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, “um tipo de água que se origina de fontes subterrâneas e que, durante o seu trajeto, consegue absorver inúmeros nutrientes, principalmente minerais e oligoelementos contidos nas rochas, destacando-se o cálcio, o magnésio, o silício, o selênio, o sódio, o cobre, o zinco e o ferro”. Não pode nem deve ser comparada à água que tomamos, exatamente por sua riqueza.

Parte dos ativos das águas termais tem como grande benefício agir como um calmante – e, às vezes, até como cicatrizante e anti-inflamatório – para a pele. O produto auxilia, por exemplo, na melhora de pequenas lesões, como a rosácea e a acne, e no alívio pós-peelings. Isso porque seus ativos amenizam a sensação de queimação e diminuem a ardência, de acordo com Tatiana.

Como as propriedades de cada produto encontrado no mercado variam de acordo com a região de onde ele vem, algumas águas têm poder de hidratação maior do que as outras, mas nada gritante. De qualquer forma, é interessante consultar um dermatologista ou pesquisar sobre os componentes antes de escolher a sua. Tatiana, porém, ressalta: “Todas são hipoalergênicas e, por sua apresentação em spray, são ideais para a sensação de frescor”.

Aplique sem medo
A dermatologista Valéria Marcondes, diretoria científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, destaca que o produto não deve ser retirado da pele assim que borrifado. “Quando for aplicá-lo, é melhor deixar escorrer, para que fique mais tempo no rosto. Durante o verão, muita gente usa na praia, e é importante repassar o filtro solar após a sua aplicação”, afirma.

No inverno, assim como quando a pele é exposta a longos períodos de ar condicionado, a água termal também tem a sua importância, pois evita o ressecamento causado pela baixa temperatura. “Borrife a água de duas a três vezes nesse tempo de maior exposição”, aconselha Tatiana.

A água termal funciona melhor como hidratante em pele oleosa, segundo as especialistas. “O seu uso continuo permitirá uma pele macia e viçosa por repor os sais minerais perdidos durante a exposição e as agressões do dia a dia. No caso das peles muito ressecadas e desidratadas, a água termal é melhor como um complemento ao uso de cremes mais densos e consistentes”, avisa Tatiana.

Valéria dá as dicas de como inserir o produto no ritual de beleza. “Ela pode ser borrifada após lavar o rosto pela manhã. Em um dia de calor, aplique ao longo do dia e dê uns tapinhas para ela poder penetrar, como se fosse um tônico. Além disso, toda vez que sentir que a pele está muito oleosa, ou que o rosto está mais quente, mais irritado, é legal passá-la.” Um detalhe importante é que o ideal é utilizá-la após fazer a higienização da pele.

O maquiador Thassio Moreira ainda indica a água termal como substituta do primer, na hora de preparar a pele. “Ela ajuda a fixar mais a maquiagem, porque acaba fazendo com que se transpire menos. Seu poder de penetração é muito bom”, afirma. Já Tatiana ensina que, após aplicar a maquiagem, é legal borrifar a água em toda face, de longe, como se fosse um fixador. “Seu vapor é suave, e o ‘make’ fica intacto sem borrar.”

Serviço
Aspa Cosméticos - 0800-026-1841
Avène -  0800-702-10-37
La Roche Posay - 0800-701-1552
Lindoya  - 0800-128-800
Purainova - 0800-777-2482
Uriage - 0800-701-1918
Vichy - 0800-701-1552

Leia também
Penteados fresquinhos e fáceis de fazer para o verão
Respondemos 10 dúvidas sobre proteção solar
Antissinais, base, hidratante e muito mais: é o BB Cream


>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.