Acordou com olheiras e aparência cansada? Algumas medidas simples podem ajudar a recuperar a beleza

Cuidados básicos com a pele já diminuem a aparência de cansaço. Compressas geladas de chá de camomila aliviam o inchaço
Thinkstock/Getty Images
Cuidados básicos com a pele já diminuem a aparência de cansaço. Compressas geladas de chá de camomila aliviam o inchaço
Noites mal dormidas, alimentação incorreta e o stress do dia a dia muitas vezes tem como resultado uma aparência cansada. Olheiras profundas, inchaço e pele sem viço fazem até a mais linda das criaturas parecer abatidas. Felizmente algumas medidas práticas e rápidas dão grande resultado para disfarçar este tipo de problema. 

Cuide da pele
A dermatologista Ana Carolina Lage, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que, se o problema não for de saúde, e sim somente estético, algumas receitas caseiras podem ajudar. “O velho truque de fazer compressas geladas com chá de camomila auxilia na diminuição do inchaço do rosto, melhora a circulação e diminui as olheiras”. Além disso, ter uma rotina de cuidados com a pele vale como prevenção. Lavar, tonificar, hidratar e proteger o rosto com filtro solar tem de ser um hábito. 

Disfarce com maquiagem
Mas se você precisa resolver o problema em poucos minutos, o mais eficaz é caprichar na maquiagem. Lave bem o rosto e capriche na preparação da pele: hidrate, aplique a base e use o corretivo para cobrir o que não foi coberto com a base. Cuidado para não pesar a mão na aplicação do corretivo, especialmente na região dos olhos. 

Um bom exemplo de maquiagem que disfarça o cansaço é esta da modelo Candice Swanepoel: cores suaves, que iluminam e não pesam
Getty Images
Um bom exemplo de maquiagem que disfarça o cansaço é esta da modelo Candice Swanepoel: cores suaves, que iluminam e não pesam
Evite usar lápis de olho preto se você está com a aparência cansada. Este queridinho de toda mulher pode derrubar ainda mais sua aparência e chamar a atenção para eventuais olheiras e inchaços. Um truque de maquiagem que ilumina o rosto é usar um “ponto de luz” no canto interno dos olhos. Aplique uma sombra clarinha ou um iluminador no canto interno dos olhos e veja a diferença que faz!

O maquiador Marcos Costa dá uma dica preciosa: “Se você acordou insatisfeita com a aparência, aplique o blush pêssego ou rosa, que são curingas e vão bem com todos os tons de pele. Capriche na aplicação de máscara nos cílios superiores, para abrir o olhar, e use batom ou gloss suave nos lábios”.  

Se você não abre mão de usar sombra, Costa recomenda as cores bronze, dourada ou rosada. Evite o marrom e os tons mais escuros. 

Exercite o rosto
Para além do disfarce, a ginástica facial é outra inimiga da aparência de cansaço. A terapeuta facial Bartira Bravo indica exercícios diários para trabalhar os músculos do rosto. “Com exercícios adequados, as fibras musculares do rosto recebem mais sangue e consequentemente mais oxigênio. Isto ajuda o rosto a não ficar caído”, explica.

Quanto mais cedo começar a praticar a ginástica facial, melhores serão os resultados. Bartira explica: “A ginástica também alivia a tensão do rosto. Depois de um mês de exercício o rosto já fica mais relaxado”.

Pedimos para Bartira ensinar alguns exercícios que trabalham a região dos olhos, pescoço, boca e testa. “São exercícios básicos que podem ser feitos em casa”, recomenda a especialista em ginástica facial. Assista e aprenda. 


Leia também

>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Leia tudo sobre: Maquiagem
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.