Pesquisa feita em cinco capitais brasileiras indica ainda que a barriga é a parte do corpo menos querida, e as mulheres de Belo Horizonte são as mais felizes com a aparência

Que as mulheres brasileiras se preocupam com a aparência, não é novidade para ninguém. Mas uma pesquisa feita com 400 mulheres, de 18 a 45 anos, em cinco capitais brasileiras - São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, mostra particularidades quanto a estas preocupações.

A pesquisa foi feita pelo Instituto de Pesquisa Ideafix sob encomenda para uma fabricante de produtos estéticos, e tinha como objetivo saber mais sobre a relação das brasileiras com seu próprio corpo, e as opiniões que elas têm sobre cirurgias estéticas.

A barriga é a parte do corpo de que as brasileiras menos gostam - consequentemente, elas sonham com lipoaspiração e abdominoplastia
Thinkstock Photos
A barriga é a parte do corpo de que as brasileiras menos gostam - consequentemente, elas sonham com lipoaspiração e abdominoplastia


As mais infelizes com o corpo são as vítimas da “crise dos 30”. A partir desta idade e até os 34 anos, 50% das mulheres não estão satisfeitas com o corpo que têm. Mas calma, que a crise passa rápido: os índices de satisfação com a própria imagem são maiores na faixa etária de 35 a 39 anos: 67,9% das mulheres se declaram felizes com o corpo que têm.

E a mulher belo-horizontina é a mais feliz com o próprio corpo: 78,6% das mulheres estão felizes com o próprio corpo. Na sequência vêm as paulistanas (58,2%), cariocas (54,4%), porto-alegrenses (46,7%) e brasilienses (44,3%).

Mesmo satisfeitas no geral, 71,5% das pesquisadas, em todas as faixas etárias, têm alguma ou muita preocupação estética. As partes do corpo menos queridas são a barriga, os seios e um bumbum, nesta ordem.

A preocupação com o corpo se reflete nas cirurgias plásticas mais desejadas por elas. Em primeiro lugar vem a lipoaspiração, seguida de perto pela abdominoplastia e depois pelo aumento das mamas.

Leia também
Barriga chapada em 10 dias é possível
Conheça o biquíni que empina o bumbum
Cinco fotos polêmicas marcaram debate sobre ideal de beleza

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.