A modelo Karlie Kloss cortou os cabelos curtinhos e virou mania: famosas internacionais e nacionais adotaram o corte. A leitora Bianca, que não tem medo de tesoura, cortou também!

Base reta, camadas suaves, pontinhas repicadas. Com ou sem franja. Comprimento em algum lugar entre o ombro e a orelha. Esse é o "Karlie", corte que foi decretado o cabelo de 2013 pelo jornal The New York Times. O nome é por causa da modelo Karlie Kloss, que tosou os fios em outubro de 2012 para uma sessão de fotos da revista Vogue. 

Rapidamente o corte apareceu nas cabeças de celebridades como Nicole Richie, Naomi Watts e Cameron Diaz. No Brasil, as atrizes Sophie Charlotte e Isabelle Drummond também se renderam à tesoura. E a empresária Bianca Brancaleone, leitora do Delas, foi nossa convidada para experimentar o tal corte do momento, em uma manhã no Salão Marcos Proença, em São Paulo. 

"Faz tempo que eu quero cortar os cabelos, não encontrava inspiração", conta Bianca, animada. "Não tenho medo de cortar, cabelo cresce. E eu acho o curtinho mais prático", completa a empresária que, por ser neta de cabeleireira, sempre teve intimidade com a tesoura, e nenhum medo. Confiante, entregou seus longos fios nas mãos do cabeleireiro João Bosco. 

Em uma tesourada só, João cortou mais de quinze centímetros de cabelo de Bianca. O primeiro passo foi definir o comprimento desejado, cortando uma base reta. Depois o cabeleireiro fez camadas, que dão movimento e graça ao corte. As pontas são cuidadosamente repicadas, criando leveza. 

Para valorizar o novo look, João decidiu mexer levemente na cor do cabelo de Bianca. Naturalmente castanho escuro, os fios foram clareados sutilmente no contorno do rosto e nas pontas. A mistura de pó descolorante nem chegou perto da raiz, porque a ideia era criar reflexos acobreados sutis. 

Para estilizar, João aplicou mousse e colocou bobes médios em todo o cabelo. Depois de algum tempo, ao soltar os cabelos, o resultado foi um volume lindo! Uma ajeitadinha com os dedos mesmo, muito spray fixador e pronto: Bianca ganhou um novo look, moderno, sofisticado e cheio de charme!

Também quero cortar!

Para adotar o corte de cabelo da Karlie Kloss (e da Sophie Charlotte, da Isabelle Drummond...), é bom prestar atenção em alguns detalhes. Fomos conversar com o top cabeleireiro Marcos Proença, que concorda com o New York Times que este é o corte do momento.

"A mulher que corta o cabelo assim fica diferente das outras. Especialmente aqui no Brasil, onde culturalmente as mulheres gostam dos cabelos longos", afirma Proença. "Se a mulher quer um estilo urbano, cosmopolita, cortar o cabelo assim deixa o visual automaticamente up to date ", completa. 

Mas este corte fica melhor em mulheres que têm os cabelos finos e ondulados ou lisos. Quem tem fios grossos e mais crespos ou cacheados pode acabar com mais volume do que o desejado. Se você não nasceu com os fios finos e ondulados, mas ainda assim quer cortar, pode fazer um tratamento químico para diminuir o volume antes de passar a tesoura.

A franja é opcional, e Proença ajuda a decidir: "Se o rosto for redondo, a franja pode achatar a silhueta. Rostos quadrados ou ovais, alongados, são mais favorecidos. E quem tem testa grande deve adotar a franja, que é ótima para disfarçar", explica. Se o seu rosto for redondo e você quiser usar franja, penteie para o lado, de maneira que parte da testa fique a mostra. Dessa forma o rosto fica alongado. 

Depois de cortar, não descuide da manutenção: o indicado é acertar o corte a cada 20 ou 30 dias. "Cabelos longos não aparentam tanto a perda do corte, mas os médios e curtos precisam de mais manutenção", diz Proença.

Tudo anotado? Agora é hora de ir ao cabeleireiro e atualizar o visual como fez Bianca Brancaleone: aposte no "Karlie", o corte do momento. 

Agradecimentos
Salão Marcos Proença - (11) 3081-6218 
Cabeleireiro: João Bosco
Assistente: Dani Cruz

Leia também
Hairstylists contam os segredos das loiras do momento 
Fios soltos dignos de tapete vermelho
Guia de cortes de cabelo


>>> Assine a Newsletter , curta nossa página no Facebook e siga o @iGBeleza no Twitter <<<

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.