A agenda também busca combater a evasão escolar causada pela pobreza menstrual
Pixabay
A agenda também busca combater a evasão escolar causada pela pobreza menstrual

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a pobreza menstrual é um problema que atinge uma a cada quatro pessoas que menstruam no Brasil. São cerca 500 milhões de pessoas que não têm acesso a itens básicos de higiene para a menstruação, desde a posse de absorvente até aguá potável. O novo programa da UNICEF em parceria a rede varejista Americanas visa diminuir essa desigualdade, atingindo em torno de 7 mil crianças, adolescentes e educadores no interior do Norte e Nordeste do país. 

O projeto faz parte da agenda da ONU 2030 e realizará distribuição de kits de higiene básica para estudantes nas escolas; além de criar estações de lavagens de mãos nas redes de ensino, oferecendo também informações e atividades sobre dignidade mentual por meio de lideranças comunitárias. 

"Estar na escola e aprender são direitos de cada criança e adolescente. Para tanto, é fundamental fazer a busca ativa, indo atrás de quem está fora da escola ou em risco de evadir, e tomar as medidas necessárias para garantir sua permanência na escola, aprendendo. Isso inclui, também, transformar o ambiente escolar em um espaço acolhedor para toda pessoa que menstrua. Serão esses novos esforços, em parceria com Americanas S.A.”, defende Florence Bauer, representante do UNICEF no Brasil.

Outra problemática que o projeto irá combater é a evasão escolar causa pela falta de itens de higiene e água durante o período de ovulação. De acordo com pesquisa realizada pela UNICEF, 713 mil mulheres não possuem banheiros com chuveiros em suas residências, destas, 62%, relataram ter deixado de ir à escola durante o período fértil. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!