Ainda dá tempo de realizar as metas para 2021
Reprodução: Alto Astral
Ainda dá tempo de realizar as metas para 2021

Um hábito muito comum durante o réveillon é fazer uma lista com as principais metas para o ano que está prestes a nascer. Dos objetivos pessoais aos profissionais, o ânimo e a esperança gerados pelo dia 31 de dezembro parece tornar tudo possível e viável.

No entanto, após as semanas das festas, a rotina volta ao normal e junto dela aparece também a correria do cotidiano. Assim, pouco a pouco, aquela listinha vai sendo esquecida e adiada para os próximos meses. O problema é que num piscar de olhos nos deparamos com a reta final do ano e ao olhar para aquele papel vemos que poucos (ou quase nenhum!) dos itens estão riscados. O que fazer?!

"Criar curtos ciclos de metas! A princípio, estabelecer claramente qual é a meta. Seria a troca de emprego? Algo mais radical? Ou ainda o início de um curso? A partir do ponto a que se pretende chegar, fica mais fácil dividir os passos necessários para chegar lá", destaca Flora Victoria, mestre em psicologia positiva e coach de carreira.


Sendo assim, mesmo que o tempo pareça curto para uma realização, ainda será possível desde que se invista na priorização do objetivo. Para isso, é preciso aplicar o conceito de autogestão na sua vida, seja ela pessoal ou profissional. Segundo Flora, se autogerir é sobre reconhecimento e aprimoramento de habilidades, capacidades de organização e liderança, tomadas de decisões e desenvolvimento de talentos e relacionamentos.

Manter o bem-estar e ressignificar pensamentos, comportamentos e padrões negativos é essencial! (Foto: Shutterstock)

Ressignificando

Você viu?

"É preciso um alinhamento pessoal voltado à busca do que nos impede de concretizar certas metas, como crenças limitantes, sentimentos de inferioridade e incapacidade. A forma como o indivíduo se percebe no mundo são grandes impeditivos da conquista de objetivos ao longo da vida", ressalta a coach.

Ainda de acordo com a especialista, para alcançarmos os objetivos, devemos ressignificar padrões de pensamento e comportamentos negativos que carregamos ao longo da vida. "Portanto, além de identificar a meta e como alcançá-la, é necessário reconhecer o que impede de atingi-la. Feito isso, fica mais simples de chegar lá, mesmo que só faltem quatro meses para acabar o ano", completa.

Sabendo disso, vale revisar a lista do ano novo para analisar o que ainda faz sentido e continua sendo um objetivo real. Depois, foque em como você pode realizar aquilo através da autogestão e da ressignificação de tudo aquilo que é impedimento e negativo para a sua conquista!

Fonte: Flora Victoria é mestre em Psicologia Positiva Aplicada pela University of Pennsylvania, especialista em Governança Corporativa, pela Harvard Business School e atua também como coach de carreira.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários