Alto Astral

Moda consciente: customização como alternativa em prol do Meio Ambiente
Reprodução: Alto Astral
Moda consciente: customização como alternativa em prol do Meio Ambiente

Quem é apaixonado pelo mundo da moda nem sempre sabe que escolhas diárias provocam algum tipo de impacto no planeta, desde a utilização de veículos de transporte até a própria cadeia de produção do fast fashion - um padrão no qual os produtos são fabricados, consumidos e descartados rapidamente -, de alguma forma o planeta paga caro para que sua roupa chegue até você através dos meios mais tradicionais de consumo.

Além disso, como a maioria das pessoas possui muitas peças no armário, a tendência é se desfazer das roupas mais antigas, gerando um descarte desnecessário. De acordo com um estudo realizado pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA), a indústria têxtil é uma das quatro indústrias que mais consomem recursos naturais no mundo.


Por outro lado, uma pesquisa feita pelo Mercado Livre revelou que, felizmente, houve um aumento de 55% na procura por produtos sustentáveis no último ano. Ou seja, atualmente, há uma grande demanda pelo chamado slow fashion - um conceito que descreve o oposto da fast fashion -, que visa, principalmente, reduzir os impactos da moda no meio ambiente.

Com isso, o estudo do Mercado Livre também mostra que é de grande importância reaproveitarmos cada vez mais peças antigas, optando por comprar nos clássicos brechós, ou então ressignificarmos algumas roupas. Sendo assim, que tal começar com ideias de customização para peças que, muito provavelmente, já estão no seu armário? Confira abaixo:

Jeans

Reprodução / Instagram @megoosta

Para Anne Garcia, estilista e empresária ítalo-brasileira, o jeans é completamente versátil e atemporal, o que torna possível explorar a peça, seja ela uma calça, jaqueta ou até mesmo camisas. "Em uma calça jeans você pode desfiar a parte da frente e terá uma linda calça destroyed", explica a estilista.

Para quem não quer sair da zona de conforto, o truque é apostar em pedrarias. "Além de delicadas, as pedrarias dão um brilho a mais para a roupa. Para isso, use a sua criatividade e aplique pérolas, miçangas, cristais ou, até mesmo, botões em sua jaqueta", complementa.

Você viu?

Vestidos

Reprodução / Instagram @swimstylepatterns

Se você possui um vestido longo, que tal encurtá-lo para usar no verão? De acordo com a estilista, basta desfazer a costura inferior, dobrar o tecido para dentro de acordo com o tamanho que deseja e costurar novamente a barra. "Também é possível colar algumas estampas e, até mesmo, aplicar correntes no vestido. Assim, você terá uma peça nova, sem gastar muito e completamente única", afirma.

Camisetas brancas

Reprodução / Instagram @_hylert_

Personalize também as clássicas t-shirts, visto que as possibilidades são infinitas. "Se você deseja mudar o decote da camiseta, basta recortar abaixo da gola, criando um V na peça", explica Anne. Se você quiser mudar a parte de trás da peça, a dica da profissional é usar um estêncil, marcar vários quadradinhos e depois recortá-los. Desta forma, a sua camiseta ficará com um corte diferenciado.

Além disso, é possível despertar o seu lado artístico e apostar em desenhos nas peças mais claras. "Pegue um desenho que você gosta, como melancia ou cactos, que estão em alta, e faça os traços com um pincel", comenta a empresária.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários