Peças coringa
Reprodução
Peças coringa




Uma roupa curinga é aquela que não conseguimos viver sem: ela combina com diversas ocasiões e compõe os mais variados looks. Pode ser uma calça jeans, um vestido preto básico ou uma camiseta branca. Os acessórios também são importantes para dar aquela levantada no visual, como uma bolsa nude e um tênis branco. 

Ou seja, não importa qual seu estilo, existem itens que são essenciais no seu guarda-roupa. São peças que irão tornar sua vida bem mais fácil na correria do dia a dia. Isso, é claro, sem deixar o estilo de lado. O mais legal de uma roupa ou acessório curinga é que ela é extremamente versátil e nunca sai de moda.

A professora Heloisa Nobriga, coordenadora do curso de Design de Moda de uma faculdade privada em São Paulo, fala a seguir sobre quais são os principais itens que não podem faltar no armário, confira.

Quais peças não podem faltar no guarda-roupa feminino? 

Segundo Heloísa, cada pessoa é única e por isso seguir um protocolo de peças pode variar muito. A escolha pode variar de acordo com a etapa da vida que a pessoa está vivendo, grupos de pertencimento, idade, funções profissionais e até gosto pessoal.

“As peças que não podem faltar são as que são adequadas para que você tenha praticidade no seu dia a dia e sejam adequadas aos seus objetivos. Mais do que falar de peças padronizadas, é importante que independente das peças escolhidas é preferível, na maioria das vezes, investir um pouco mais em peças de melhor qualidade, que garantam um melhor caimento, e assim uma melhor aparência, principalmente em roupas para o trabalho”.

Lingerie

Existem peças específicas para cada ocasião, para cada tipo físico. “Uma lingerie adequada, embora na maioria das vezes não apareça, ajuda a deixar o visual impecável, sem marcas, disfarçando imperfeições e valorizando pontos fortes”.

Peças escuras e peças claras

De acordo com a professora, é importante ter ao menos uma peça de baixo em cor escura, como preto, marrom, marinho e chumbo. “Também é importante que a pessoa avalie no seu dia a dia quais peças mais gosta e se sente bem”.

Você viu?

Já na parte de cima, o essencial é investir em peças em cores claras, como branco, nude e rosé. “Essa combinação é um visual clássico que pode ser adaptado em diversas ocasiões e que dá a aparência um aspecto elegante e neutro”. 

Acessórios

A professora explica que acessórios têm o poder de transformar uma roupa. Por isso, é importante investir em peças que mostrem sua personalidade. “Desse modo, todas as outras peças de vestuário, das mais simples às mais sofisticadas podem ganhar nova vida combinadas com acessórios diferentes: colares, brincos, lenços, anéis, pulseiras, calçados e bolsas são itens indispensáveis para dar personalidade aos looks do dia a dia”, diz.

“Além disso, alguns itens nunca saem de uso, embora em algumas temporadas possam estar em maior ou menor evidência: pérolas e scarpin preto de salto fino são ótimos exemplos”. 


Peças tradicionais

Heloísa conta que, o vestido tubinho, a saia lápis, o jeans escuro e reto, trench-coat, camisa e camiseta branca são clássicos e podem ser usados sem medo de errar. 

“Essas peças podem ser consideradas curingas porque com um pouco de criatividade, podem ser combinadas com peças da estação, para conseguir um visual mais contemporâneo”, detalha.

Como montar um guarda-roupa prático, versátil e estiloso? 

A professora explica que algumas perguntas devem ser respondidas antes de montar seu guarda roupa: “A questão mais importante é considerar seu estilo de vida e rotina. Que tipo de atividades faz durante a semana? Precisa fazer muitas coisas no mesmo dia? Tem atividades de lazer ou profissionais que exigem visuais específicos?” 

Armário cápsula

Montar um armário cápsula consiste em tentar combinar o máximo de peças entre si. Por exemplo: você tem uma determinada calça, considere três partes de cima que fiquem harmônicas com esta peça, feito isso escolha outra parte de baixo e veja se ela se harmoniza com estas três partes de cima e escolha outras duas.

"Nesta simulação, você tem 7 peças e 10 possibilidades de looks diferentes, ou seja, com apenas 7 peças você consegue variar seus looks por 10 dias consecutivos. Depois de escolher algumas peças-chave você pode ir completando com algumas peças mais estilosas, assim você vai deixar seus looks mais práticos no dia a dia além de cheios de personalidade”, completa. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários