Alto Astral

Quanto mais cabelo, melhor! Conheça mitos e verdades sobre o mega hair
Reprodução: Alto Astral
Quanto mais cabelo, melhor! Conheça mitos e verdades sobre o mega hair

O interesse por cabelos longos e cheios de volume está fazendo (literalmente) a cabeça das mulheres! A diversidade de preços, tamanhos, cores e modelos, faz com que o famoso mega hair vire tendência até mesmo nos cabelos das celebridades, como é o caso da atriz Larissa Manoela, que optou pela invisible tape, método indicado para quem quer alongar o cabelo ou dar mais volume para as pontas.


Reprodução / Instagram @larissamanoela

Atualmente, o visual com a extensão dos fios está cada vez mais natural e precisa ser escolhido de acordo com o tipo de cabelo e o efeito desejado. Raiana Cardoso, criadora de conteúdo digital e usuária de longa data do mega hair, explica que tem as madeixas finas e sem volume; por isso, optou pela extensão de fios. "Eu não uso um mega hair contínuo, eu tenho fases para usá-lo e já testei dois tipos", explica.

Em 2011, Raiana colocou um mega hair indicado por um renomado salão de Campinas (SP), porém seu cabelo foi destruído após o procedimento. Ela então passou anos recusando-se a usar um mega novamente, até que, em 2017, descobriu uma técnica minimalista, voltada para quem quer um mega discreto e saudável. O novo método, inclusive, está em processo de ser oficialmente criado e patenteado, e possui uma equipe inteira trabalhando para sua realização. "Tenho fases com ele, às vezes uso e às vezes não", desvenda a criadora de conteúdo.

Reprodução / Instagram @raiana.br

Assim, a melhor forma de não errar é se informar, buscar por métodos que façam sentido para o seu estilo de cabelo e, principalmente, fazer o procedimento com um profissional de confiança. Portanto, que tal saber um pouco mais sobre a extensão de fios? O hair stylist Chris Rodrigues, idealizador da Casa Chris Rodrigues, que é especializada em mega hair, ajuda a desvendar alguns mitos e verdades a respeito da técnica que está fazendo fama entre as mulheres. Confira:

Estraga os fios: mito

Alguns anos atrás, segundo o cabeleireiro, as técnicas não eram tão evoluídas, então elas acabavam estragando os fios. “Sendo aplicado e retirado da maneira correta, o mega hair não quebra nem danifica os fios naturais”, afirma Rodrigues.

Raiana assina embaixo e concorda com o hair stylist. "Vai depender do método que foi usado, dos produtos que se aplica na colocação e remoção e do cuidado do profissional", ela explica.

Dói para ser aplicado: mito

Segundo Chris, o mega hair de fita adesiva, um dos tipos mais populares, é indolor, não pesa e ajuda no crescimento dos fios. Raiana clarifica: "para mim não dói nada, mas depende muito do profissional, da quantidade de cabelo e do método que se coloca", diz.

Dormir com a extensão de fios molhada pode estragar o cabelo: verdade

Para evitar a queda de fios e outras complicações, jamais durma com o cabelo molhado se estiver com mega hair, independente do tipo que for. “Além dessa prática aumentar a proliferação de bactérias e frizz, pode estragar o aplique e causar mofo no couro cabeludo entre as fitas do mega hair”, conta o cabeleireiro.

A aplicação é demorada: mito

Segundo o especialista, as técnicas de alongamento, nos dias de hoje, levam de 30 a 45 minutos para serem aplicadas.

Você viu?

A criadora de conteúdo também revela que a demora depende do método e da quantidade de cabelo, mas no seu caso, geralmente são 30 minutos. Para retirar, ela mesma consegue fazer o procedimento em casa.

Pode usar secador, chapinha e babyliss na extensão: verdade

O cabeleireiro conta que é possível fazer esses procedimentos normalmente, desde que o cabelo seja puxado na mesma direção em que o mega foi colocado.

Pode soltar: verdade

Mesmo seguindo todas as dicas regradamente, é bem provável que algumas mechas se soltem ao longo do tempo. “Principalmente se estiver próximo do período de manutenção. Perder de uma a três fitas é normal. O que não é normal é perder dez ou mais”, ressalta o hair stylist.

Extensão de fitas adesiva é o que menos agride as madeixas: verdade

Esse é o método de mega hair mais seguro para a saúde do couro cabeludo e para a haste capilar, segundo Chris Rodrigues. "Ele é perfeito para quem tem fios finos e para quem não pretende arriscar na saúde capilar, pois ele não agride em nada o cabelo natural", afirma. "Já que as mechas são presas em lâminas adesivas, não causa tração na raiz e nem quebra o cabelo na hora de fazer a manutenção”, diz o profissional.

No entanto, Raiana destaca que se a cola for removida com produtos tóxicos, como acetona ou removedores, os fios podem ser danificados. "Depende muito do cuidado e delicadeza do profissional que o executa, também", observa ela.

É indicado para alongar cabelos cacheados e crespos: verdade

O especialista conta que é totalmente possível alongar cabelos cacheados e crespos. Contudo, na hora de escolher o mega hair, o ideal é que o alongamento tenha a textura parecida com a do cabelo natural. “Quando você estiver em uma praia ou piscina e molhar o cabelo, ele vai secar sem você poder fazer escova ou chapinha", diz.

"Assim, quando se coloca um cabelo que difere do natural, ele não combina e as chances da pessoa ficar insatisfeita com o resultado aumentam bastante”, Rodrigues ainda conclui.

Não pode entrar no mar ou na piscina com mega hair: mito

Apesar de não ser indicado, não é proibido. “É importante alertar que o cloro pode mudar a coloração do cabelo, a água salgada, no que lhe concerne, pode deixar os cabelos secos. Então, na hora de entrar na piscina ou no mar, é sugerido usar produtos leave-in e máscaras para manter o cabelo hidratado e saudável”, recomenda o hair stylist.

O especialista também não indica entrar no mar ou piscina com o cabelo solto para não embaraçar muito os fios. “É melhor, por exemplo, fazer um rabo de cavalo baixo ou até mesmo uma trança“, afirma.

Posso lavar normalmente o cabelo com o aplique: verdade

Não só pode, como deve. Mesmo usando o mega hair, é necessário se certificar de que está cuidando bem das madeixas e do couro cabeludo que está embaixo do alongamento. “Por outro lado, a lavagem excessiva pode fazer com que a aplicação afrouxe e o mega hair dure menos do que o esperado”, alerta Chris.

Sempre dê preferência a produtos que sejam hidratantes e suaves para os cabelos, como o shampoo e o condicionador. "Escolha aqueles sem sulfato e que proporcionem muita nutrição e hidratação”, ele completa.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários