4 tipos de decoração em apartamentos para você se inspirar
Reprodução: Alto Astral
4 tipos de decoração em apartamentos para você se inspirar

Realizou o sonho de e quer deixá-lo com a sua cara? A decoração é uma etapa importante para adicionar elementos de sua identidade no imóvel, enquanto ocupa os espaços da melhor forma. Mais do que comprar móveis e acessórios com personalidade, a decoração em apartamentos requer planejamento para ser funcional e se adequar a rotina dos moradores daquele novo ambiente.

Seguindo alguns cuidados, decorar pode ser uma atividade divertida e efetiva. O primeiro passo é ter a dimensão do tamanho do imóvel. Na hora de começar, vale estudar a planta do espaço. Se não for o caso de ter a planta em mãos, utilize uma trena para tirar as medidas dos ambientes que você pretende trabalhar.

Outra etapa capaz de agilizar a decoração é a escolha da paleta de cores. Optar entre cores frias, neutras ou quentes ajuda a identificar quais elementos podem compor o seu projeto. A aplicação de pintura ou o uso do papel de parede também influenciam nessa decisão.


Ao elaborar seu projeto, outro elemento muito importante é a iluminação. Seja artificial ou natural, trabalhar com a luz a seu favor pode transformar um ambiente por completo, somando em aconchego e sofisticação.

Ainda na hora de escolher os objetos, você pode incluir o uso de plantas e espelhos nos ambientes, que ajudam a dar uma sensação de relaxamento e amplitude no espaço, tornando o cômodo maior do que ele realmente é.

A parte boa de investir em decoração é que existem diversos modelos que são tendência no mercado e muitos outros que surgem ano a ano. Não é mais preciso reinventar a roda ao dar início a uma decoração, basta encontrar o estilo que mais tem a ver com você.

Ao decorar seu apartamento, você pode trabalhar sozinho a partir de referências e tutoriais na internet. Ou ainda contar com o auxílio de um profissional, como um arquiteto ou designer de interiores, para te orientar sobre as melhores escolhas.

Agora que você sabe quais passos seguir na decoração do seu apartamento, veja quais são os estilos que estão mais em alta no mercado para se inspirar no seu projeto.

  • Industrial

O estilo de decoração industrial é aquele que consegue incorporar elementos urbanos em ambientes internos, como é o caso de quem deseja comprar um apartamento na Barra Funda, em São Paulo. É uma mistura de referências que juntas combinam o rudimentar com o sofisticado.

Os ambientes nesse estilo remete aos edifícios dos Estados Unidos na metade do século 20. Durante esse período, ficou comum o uso de fábricas e galpões abandonados como moradia por muitos nova-iorquinos.

Então as características que compõem a construção desse ambiente passaram a definir o estilo de decoração popular nos dias de hoje. Entre os elementos estão o uso de concreto nos acabamentos, tijolos e tubulações aparentes, janelas grandes e cores como preto e cinza.

  • Minimalista

Um jeito simples de definir o estilo minimalista é por meio da ideia de que menos é mais. Os adeptos a essa decoração apostam no uso de poucos elementos de decoração, simplicidade dos móveis e valorização do ambiente.

O principal da decoração minimalista é a simplicidade: presença de linhas retas e traços geométricos, uso de tonalidades básicas e naturais como branco, preto, cinza, verde, bege, entre outras opções da cartela de cores.

Na escolha dos móveis, a premissa é sempre optar por opções que não acabem com o espaço livre da casa, cumpram seu objetivo, além de contribuir para um ambiente agradável.

Ou seja, a decoração minimalista é para prezar pelo desapego, busca por ambientes sem excessos na composição, valoriza a limpeza da casa em dia e ainda investe em praticidade.

Você viu?

  • Clássico

Luxo, requinte e sofisticação: se essas características são importantes para você, o estilo clássico pode ser o ideal. Quem opta por morar em um apartamento na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, todo mobiliado, já deve ter se deparado com alguns elementos desse tipo de decoração.

Cores como bege, pêssego, branco, marrom e dourado são comuns nos objetos e nos acabamentos dos ambientes nesse estilo. Para dar aquele toque sofisticado, é comum combinações com sofás e cadeiras com os estofados estampados.

Geralmente o estilo clássico aparece com mais frequência em salas de estar e jantar, ou seja, em ambientes estratégicos de um apartamento, por exemplo.

Nessa decoração não faltam cortinas, tapetes, móveis em madeira e detalhes que juntos são capazes de agregar valor a qualquer ambientes.

  • Contemporâneo

Por último, mas não menos importante, temos o estilo contemporâneo. Fazendo uma oposição ao estilo clássico, esse tipo de decoração é para quem deseja criar ambientes modernos dentro de casa.

E quando se fala em espaços modernos não tem como não falar de tecnologia. Geralmente uma sala contemporânea conta com o aparelho de TV, um home theather e ainda um videogame.

Hoje também tem se popularizado os aparelhos que permitem realizar a automação residencial. Utilizando o recurso da voz ou o toque no celular é possível regular o ambiente, dá luz ao canal na tv.

Já na escolha dos móveis, a preferência é por acabamentos em linhas retas e superfícies em sua maioria lisas. O uso de objetos inclui peças discretas como racks, bar e mesa de centro. Já a inclusão de plantas tem um ar mais sofisticado para o ambiente.

Ou seja, a decoração contemporânea é aquela capaz de criar ambientes modernos e ao mesmo tempo funcionais, que representam as possibilidades do momento atual.

Essas são apenas algumas das opções de decoração para apartamentos, que acabam sendo as mais procuradas. Vale lembrar que na hora de montar o projeto, não existe certo ou errado, mais aquilo que tem mais a ver com você.

Ao decorar um imóvel é comum que esses elementos acabem se misturando. Geralmente a limitação de espaço ou do próprio orçamento, são alguns parâmetros que podem te ajudar a decidir quais características merecem ser incluídas no seu projeto.

Busque referências, pesquise as melhores opções em móveis e objetos e se preciso, procure o auxílio de um profissional para dar início a sua decoração.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!