Alto Astral

Os benefícios do mel para a manutenção da saúde: faça dele seu melhor amigo
Reprodução: Alto Astral
Os benefícios do mel para a manutenção da saúde: faça dele seu melhor amigo

Os benefícios incríveis do mel o tornam um alimento completo: combate os radicais livres – substâncias que, em excesso, causam inúmeras doenças, entre elas o câncer –, previne infecções, acelera a cicatrização de ferimentos, aumenta a resistência física, melhora o funcionamento do intestino e acalma problemas respiratórios em geral. Todos esses benefícios do mel para a saúde se devem às vitaminas, minerais e aminoácidos presentes no mel. E você acha que suas vantagens acabam por aqui? Confira mais!


Como fazer do mel um aliado para sua saúde

Doçura benéfica

Foto: Pixabay

Receita caseira e antiga, mas que funciona de verdade, é usar uma colher de mel para aliviar a tosse. Esse efeito faz parte de uma lista de benefícios do mel comprovado pela ciência. O produto já se mostrou eficaz para o tratamento da tosse noturna causada por infecções de vias aéreas superiores (como nos casos de rinite e resfriados). Comparado com um xarope contra tosse vendido nas farmácias, o mel também se saiu melhor.

Na hora de escolher…

É preciso ficar atento a algumas qualidades do mel para não levar o produto errado para casa. “É importante salientar que o mel puro cristaliza, podendo variar o tempo em que isso ocorre. Mas não existe uma padronização do mel, que é diferenciado na cor, sabor, viscosidade, tudo em função da sua origem floral”, esclarece o apicultor Radamés Zovaro.

Para adoçar

beneficios do mel
Foto: Pexels

Há quem não consiga beber chás e sucos sem adoçar. Nesses casos, trocar o açúcar refinado pelo mel é garantia de mais nutrientes. “É um alimento rico em minerais como selênio, manganês e zinco. Por ser absorvido rapidamente, não possibilita o ataque de bactérias intestinais e, dessa maneira, não forma grande quantidade de gases e não gera cólicas em crianças”, explica a nutricionista Fernanda Granja.

Com moderação!

Apesar dos diversos benefícios do mel para a saúde, é importante lembrar: composto por grande parte de glicose e frutose, dois açúcares que, se consumidos em excesso, podem provocar aumento de peso. Portanto, limite a ingestão a uma ou duas colheres (sopa) por dia.

Você viu?

Contraindicações

beneficios do mel
Foto: Pexels

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que crianças com menos de 1 ano de idade não consumam mel. Isso porque o produto, se não for de procedência confiável, pode estar contaminado pela bactéria causadora do botulismo, e as crianças pequenas ainda não têm o sistema imunológico totalmente formado. Pessoas com diabetes devem consultar o médico antes de consumir.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!