Alto Astral

Saúde das unhas: hábitos nocivos para eliminar da sua rotina
Reprodução: Alto Astral
Saúde das unhas: hábitos nocivos para eliminar da sua rotina

Você sabia que cuidar das unhas vai além de deixar o comprimento certo e o esmalte em dia? Isso porque alguns hábitos são extremamente prejudiciais à saúde das unhas , impedindo que você alcance a estética desejada. A boa notícia é que esses problemas podem ser solucionados a qualquer momento, com simples mudanças na sua rotina. Saiba quais são e como evitá-los!


7 hábitos que acabam com a saúde das unhas

Saúde das unhas: hábitos nocivos para eliminar da sua rotina
Foto: Shutterstock

Não usar base

Quando fazemos as unhas em casa, a base pode parecer um mero detalhe antes da esmaltação. Entretanto, além de deixar o resultado mais brilhante e uniforme, o produto é fundamental para a saúde das unhas, mantendo-as protegidas contra os aditivos prejudiciais presentes nos esmaltes .

Tirar cutículas

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as cutículas exercem a função de proteção ao corpo, impedindo a entrada de fungos e bactérias por meio das unhas. Por esse motivo, elas não devem ser retiradas por completo, apenas empurradas com uma espátula ou palito. Outra opção é remover apenas o excesso das “pelinhas” com o alicate, mas sem exagerar.

Utilizar acetona

Por muitos anos, a acetona foi oferecida como o único método possível de remoção do esmalte. Entretanto, o produto não é ideal para essa função, já que remove a hidratação das unhas e compromete sua saúde. Nesse caso, o mais indicado é apostar em removedores mais suaves, disponíveis nas mais diversas marcas e preços. Em seguida, vale utilizar um hidratante próprio para mãos e unhas.

Roer as unhas

Além de comprometer a estética das unhas, o hábito de roê-las também pode ser maléfico à saúde. Isso porque a saliva possui uma acidez responsável por deixá-las com aparência porosa. Uma dica para abandonar essa mania é usar bases com soluções que trazem um sabor amargo, próprias para a função.

Má alimentação

Não é segredo para ninguém que os alimentos que consumimos estão diretamente relacionados com a nossa saúde e estética. E, com as unhas, não seria diferente. Para deixá-las mais fortes e bonitas, a recomendação é ingerir alimentos ricos em biotina, como laranja, trigo e melão.

Uso contínuo do teclado do computador

Se você é daquelas que estão sempre grudadas com o computador, pode ser que o contato com as teclas acabe desgastando as unhas e prejudicando a sua saúde. Como nem sempre é possível evitar o equipamento, o ideal é apostar em bases fortalecedoras potentes para que elas fiquem firmes.

Contato com produtos de limpeza

Alguns produtos de limpeza são compostos por ingredientes químicos ácidos e corrosivos. Por isso, é fundamental utilizar luvas de borracha na hora da faxina para garantir unhas saudáveis. Outra opção é aderir ao consumo consciente, optando por produtos naturais, sustentáveis e/ou veganos . Além de proteger a sua saúde, você ainda cuida do meio ambiente!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!