Alto Astral

undefined
Reprodução: Alto Astral
Morando sozinha: dicas de organização, limpeza e muito mais

Privacidade, poder levar para casa quem quiser, ter liberdade para fazer as coisas na hora que bem entender… Essas são só algumas das vantagens de morar sozinha. Por outro lado, antes de tomar uma decisão tão importante assim na vida, é preciso pensar também na grande responsabilidade que demanda.

Além de contas e mais contas e de ser a única responsável pelo seu próprio cantinho, vale lembrar também que você precisará se organizar, limpar tudo e manter a ordem do local. Afinal, as roupas não vão sozinhas para o armário, a poeira não vai sumir de repente de cima dos móveis e muito menos a louça se lavar sozinha na pia, não é mesmo?

Para acabar com as suas dúvidas e te guiar nos primeiros passos dessa empreitada, conversamos com as especialistas em organização Adriana Calixto e Denise Millan. Confira as principais dicas de cuidados diários com o lar para iniciantes!

Cuidados essenciais com a casa para quem mora sozinha

Morando sozinha: dicas de organização, limpeza e muito mais
Foto: Shutterstock

Crie uma rotina de limpeza

Quando moramos sozinhas, é mais fácil acabar adiando as tarefas de casa e deixando a sujeira acumular. Isso porque, a não ser que você contrate alguém para fazer a limpeza do espaço, esse serviço só depende de você. Portanto, nada de deixar aquela louça suja para amanhã. Quanto menos você deixar acumular, mais rápido irá terminar a tarefa.

Outra dica é estipular dois dias da semana para limpar, assim não perderá o seu final de semana com isso. Você pode optar por realizar a faxina dos “ cômodos secos” em um dia, como quarto e sala, e dos “cômodos molhados”, como a cozinha e o banheiro, no outro.

Organize suas finanças

Outra dica fundamental para quem mora sozinha é ter mais consciência e responsabilidade sobre os seus gastos . Para isso, é importante anotar as suas principais despesas em um caderninho ou planilha e pensar duas vezes antes de comprar algo supérfluo. Quem não gosta de deixar as contas em débito automático, pode optar por lembretes na agenda ou calendário, para não esquecer a data certa de pagar — evitando, assim, a cobrança de juros e multas.

Programe as idas ao mercado

Infelizmente, a comida não aparece sozinha como um passe de mágica em nossas geladeiras e mesas. Dessa forma, é preciso se organizar quanto às idas ao mercado. Dependendo do seu estilo de vida e disponibilidade de tempo, a tarefa pode ser feita semanalmente, quinzenalmente ou até diariamente, caso você preze por pães quentinhos e frutas frescas em todas as refeições.

Aos poucos, cada pessoa vai descobrindo o que funciona melhor para si, quais alimentos comprar e as quantidades adequadas para comer sozinha. “O importante é nunca deixar faltar os itens de primeira necessidade. Para isso, mantenha uma lista com o que falta na sua despensa e vá preenchendo”, recomendam as profissionais.

Coloque a mão na massa

A decoração da casa, com enfeites e objetos decorativos, pode até parecer desnecessária em um primeiro momento… Afinal, você provavelmente terá que arcar com os gastos de móveis e eletrodomésticos. Entretanto, contar com alguns desses itens faz toda a diferença na hora de personalizar o ambiente e trazer a sensação de lar.

A boa notícia é que você pode fazer isso e economizar ao mesmo tempo, basta colocar a mão na massa e investir em ideias inteligentes e criativas para deixar tudo com a sua marca pessoal, mesmo que seja um apartamento alugado. Paletes , caixas de madeira, objetos antigos e materiais recicláveis são boas opções para apostar.

Conheça os seus vizinhos

A dica final para quem pretende morar sozinha ou já está encarando essa aventura é sempre manter um bom contato com quem está próximo de você. Além de poder contar com uma ajuda extra quando rolar algum perrengue em casa, você sempre terá uma companhia na porta ao lado. Fica a dica!

Consultoria: Adriana Calixto e Denise Millan, especialistas em organização | Texto: Redação Alto Astral | Edição: Milena Garcia e Renata Rocha

    Veja Também

      Mostrar mais