Alto Astral

Descubra 7 erros na decoração que fazem o ambiente parecer menor
Reprodução: Alto Astral
Descubra 7 erros na decoração que fazem o ambiente parecer menor

Ninguém quer fazer um ambiente pequeno parecer ainda menor do que ele já é, certo? Para que isso não aconteça, existem alguns pequenos erros na decoração que podem ser evitados na hora de planejar ou reformar o seu lar. 


Seguindo alguns truques inteligentes, é possível fazer qualquer cômodo parecer mais espaçoso e proporcionar uma maior amplitude visual à sua casa ou apartamento. Confira!

7 erros cometidos na decoração de espaços pequenos

Descubra 7 erros na decoração que fazem o ambiente parecer menor
Foto: Shutterstock

1. Paredes escuras: ao utilizar tons escuros nas paredes, você tira a suavidade do ambiente e traz a impressão de um espaço reduzido. Além disso, assim como acontece com as roupas , o escuro absorve a luz do cômodo e faz o local parecer menor.

2. Falta de planejamento: sabe aquele sofá lindo que você viu na loja e parece perfeito para o seu cantinho? Antes de comprar, é preciso ter a certeza de que o móvel tem o tamanho adequado para o espaço disponível. Quando possível, o ideal é investir em itens planejados sob medida.

3. Muitos móveis: quanto mais móveis em um mesmo cômodo, menor é o espaço disponível para a circulação. Esse é um erro muito comum na decoração, especialmente na sala de estar. Sendo assim, a dica é distribuir esses objetos por toda a casa e, se possível, procurar unir a área interna com a externa.

4. Pouca iluminação: um bom projeto de luzes faz toda a diferença na amplitude do ambiente. A dica vale tanto para a iluminação artificial quanto para a entrada de luz natural. Por isso, invista em bons lustres, abajures e spots . Outra boa ideia é apostar em fitas de LED nos móveis.

5. Objetos “colados” na parede: pode até não parecer, mas esse é um erro muito comum e que interfere totalmente na decoração de espaços pequenos. Isso porque, quanto mais próximas as paredes estão dos móveis, maior é a sensação de que o limite máximo do espaço foi atingido. Então, vale afastar esses itens das paredes para alcançar uma maior profundidade visual.

6. Decoração exagerada: especialmente em espaços reduzidos, a dica é apostar no famoso lema “menos é mais”. O excesso de itens decorativos, incluindo quadros, prateleiras ou enfeites muito grandes traz a sensação de ambiente bagunçado e poluído visualmente. Sendo assim, o melhor é apostar em um estilo mais delicado e minimalista .

7. Cortinas pequenas: tecidos muito curtos interferem na impressão de altura da casa e criam um pé-direito mais baixo do que ele realmente é. Então, para valorizar a vertical do local, o correto é que o comprimento da cortina vá até o chão.

E aí, você cometia algum desses erros na decoração do seu espaço pequeno? Então aproveite que alguns deles são bem fáceis de corrigir e garanta mais amplitude e conforto ao seu cantinho. Fica a dica!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!