Alto Astral

Além de um ótimo tempero, alecrim também é uma das plantas que afastam mosquitos
freepik/jcstudio
Além de um ótimo tempero, alecrim também é uma das plantas que afastam mosquitos

Insetos são um problema na maioria dos lares brasileiros, principalmente os pernilongos que, além de incomodarem pelo barulho, também deixam picadas na pele . Com a chegada das altas temperaturas, a tendência é que eles apareçam ainda mais. No entanto, existem algumas plantas que afastam mosquitos , funcionando como repelentes naturais, perfeitas para momentos assim.

O calor também faz com que os mosquitos se reproduzam mais facilmente. É preciso tomar cuidado, pois muitos deles são transmissores de doenças graves como dengue , zika vírus e chikungunya. Para se proteger melhor, confira quais espécies plantar em casa para mandar esses visitantes indesejados para longe!

Tipos de plantas que afastam mosquitos

Citronela

Uma das opções mais famosas é a citronela, cuja essência é utilizada em repelentes industrializados. Graças ao seu forte aroma, ela consegue afastar vários tipos de mosquitos. Na hora de plantá-la, não se esqueça de que precisa de um solo fértil e exposição solar para se desenvolver.

Lavanda

A lavanda é uma das melhores espécies para se ter em casa, por conta do seu aroma que perfuma o ambiente e ainda mantém os insetos afastados. Além de ser uma das plantas que afastam mosquitos, ela também fica linda na decoração e tem propriedades medicinais relaxantes, podendo ser criada em vasos no ambiente interno ou no jardim.

Alecrim

Além de ser um ótimo tempero, essa erva também funciona como repelente natural e é muito simples de ser cultivada em casa, já que ocupa pouco espaço e precisa de poucos cuidados. Podendo ser plantada em vasos ou no jardim, basta ter um solo bem drenado e protegido do vento.

Crisântemo

É uma das plantas que afastam mosquitos mais poderosas que existem, pois possui piretrina em sua composição, que mantém longe, até mesmo, baratas, percevejos, pulgas e moscas. Essa espécie não gosta do clima frio e deve receber claridade, mas sem ficar completamente exposta ao sol, além de precisar ser regada com frequência.

Manjericão

Outra opção que também serve como repelente e tempero é o manjericão. Ele fica uma delícia na comida e, graças ao seu aroma forte, os insetos ficam bem longe. Também não é compatível com o clima frio e pode ser cultivado em vasinhos ou no próprio jardim.

Sálvia

A sálvia também está entre as plantas que afastam mosquitos devido ao seu cheiro forte, que incomoda às vezes, até mesmo, os seres humanos. Ela deve ser plantada em um solo úmido e receber luz direta do sol, pelo menos algumas horas por dia.

Erva-cidreira

Essa é uma erva que cresce, muitas vezes, sem ninguém nem ter plantado. Além de ser mais um tipo de repelente natural, também é muito usada como chá calmante. Lembre-se sempre de oferecer solo úmido e exposição ao sol!

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!