Alto Astral

Sacada de casa com plantas

Quem mora em casas pequenas ou em apartamentos, sabe que nem sempre é fácil arrumar um cantinho para cultivar flores. Por isso, muitas vezes, a solução encontrada são plantas para a sacada , por conta da iluminação e ventilação que elas podem receber nesse espaço. No entanto, nem sempre é fácil descobrir quais são as espécies mais adequadas.

Cada tipo de varanda, pede um tipo específico de plantas. Antes de escolher, é importante se atentar ao tamanho e a cor das folhas, pois quanto menores e mais claras, mais sol elas vão pedir. Já as maiores e mais verdes, podem ser criadas em ambientes com mais sombra. Por isso, é importante avaliar se a sua sacada é iluminada ou não, já que, na maioria das vezes, quanto mais luz a planta precisa, mais irrigação ela pedirá.


Espécies de plantas para cada tipo de sacada

Lugares ensolarados

Para esse tipo de espaço, espécies como jasmim amarelo, e as frutíferas, jabuticabeira e romã, são algumas opções. Caso o sol seja mais incidente durante a manhã, o ideal é apostar em lírios, bromélias e begônias, pois essa luz é mais fraca, e dessa forma não prejudica as plantas.

Agora, se o sol é mais forte durante a tarde, o melhor é escolher espécies mais resistentes, como estrelícia, primavera e bela emília. Atente-se aos cuidados, algumas plantas pedem mais irrigação do que outras. Além disso, é importante se certificar que elas também estão recebendo vento.

Sombra ou meia sombra

Agora se a sua varanda fica na sombra a maior parte do tempo, o ideal é apostar em plantas sem flores, pois elas se adaptam melhor a esse tipo de ambiente. Espécies como palmeira-ráfis e bromélia de sombra são as mais indicadas. Agora, para meia sombra, aposte em samambaias, costela-de-adão, lança-de-são-jorge e pata-de-elefante.

Varandas com muito vento ou envidraçadas

Nesse caso, deve-se tomar muito cuidado com as espécies escolhidas, o ideal é dar prioridade para plantas rústicas e vasos maiores, para que elas não sejam prejudicadas pelo vento. Prefira opções mais resistentes, como ficus, clusia, azaleias e gardênias.

No entanto, se a sacada for envidraçada, ela pode virar uma estufa, por isso begônias, palmeiras de sombra e suculentas são as melhores escolhas. Mesmo assim, é importante que os vidros fiquem abertos durante o dia para permitir que o ar circule e que as plantas façam fotossíntese.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!