A organização de uma festa de casamento envolve muitos detalhes, que vão desde escolher a decoração, até recepcionar bem os convidados. Porém, entre o envio dos convites e toda a preparação para o grande dia, uma questão pode acabar passando despercebida: como atender os convidados que levam as crianças em casamentos? Afinal, eles são um público com energia de sobra e também merecem uma atenção mais do que especial.

As crianças em casamentos merecem atenção especial, principalmente porque têm energia de sobra e precisam se entreter
shutterstock
As crianças em casamentos merecem atenção especial, principalmente porque têm energia de sobra e precisam se entreter



Toda essa disposição e o medo de que algum pequeno "cause" durante a festa pode fazer os pais ficarem receosos de levar as  crianças em casamentos  ou não possam comparecer ao evento porque não tem com quem deixá-las. Porém, se ao verificar a lista de convidados vocês perceberam que há muitos deles que têm filhos e quer que essas pessoas estejam presentes, é possível ter uma alternativa inclusiva para todos. 

Nesses casos, é importante pensar que, assim como é preciso ter um espaço para os adultos, as crianças precisam de um lugar para se divertir de uma maneira segura. “Oferecer estrutura adequada para receber os pequenos é um passo fundamental, já que, sem ela, podem existir complicações para crianças e pais, que acabam muitas vezes perdendo partes da festa”, explica Dida Schmidt, sócia do Om Namô Espaço, que disponibiliza esse tipo de serviço. 

Sabendo que levar as crianças em casamentos pode ser um desafio e tanto para que o maior número de pessoas possam curtir a experiência do grande dia dos noivos, a profissional dá quatro dicas essenciais. A ideia, segundo ela, é tornar a cerimônia mais prazerosa para o público infantil, tranquilizar os pais e melhorando o tempo de festa. Veja abaixo:

1. Contrate monitores

A dica número um para o caso de haver muitas crianças na festa, é procurar por um monitor de festas que possa auxiliar nessa tarefa de cuidar, distrair e divertir. Dependendo da faixa etária dos pequenos convidados, é legal até mesmo contratar um responsável para as crianças mais novas e outro que possa ficar de olho nas mais velhas, para que nenhuma fique sem supervisão. 

Além de garantir segurança e tranquilidade, o custo desse serviço é relativamente baixo e as atividades são bastante lúdicas. "Muitos desses profissionais incluem em seus portfólios atividades como pintura de rosto, que acaba dando um toque de fofura ao casamento e divertindo muito os anjinhos” explica Dida.

2. Brinquedos para os pequenos

Se o orçamento e o espaço da festa permitirem, uma alternativa é alugar um brinquedo que possa ser usufruído pelas crianças no decorrer da festa. Cama elástica, pula-pula ou qualquer outro tipo de brinquedo infável é uma ótima alternativa para distrair os pequenos por uma noite.

A empresária explica que, no geral, as empresas que oferecem esse tipo de serviço também incluem equipes de monitores para organizar filas e tomar conta para que a alegria não saia do controle e os pais possam ficar despreocupados.

3. Crie um “cantinho da criança” improvisado no espaço

Essa opção improvisada é ideal para quem está com o orçamento apertado , já que em muitos casos o simples alinhamento com a equipe do espaço do casamento já é suficiente para entreter muitas crianças em casamentos. 

De acordo com Dida, um espaço com mesinhas, folhas de papel, lápis de cor, almofadas e livros para colorir pode ser uma ótima alternativa que não custa muito. "Além de visualmente bonito, deixa os pequenos muito confortáveis e envolvidos", afirma.

4. Oferecer opções seguras durante a festa

Depois de definir a estrutura disponível para as crianças, vale prestar atenção em alguns detalhes que fazem toda a diferença para tornar a festa segura. Oferecer talheres, pratos e copos descartáveis, por exemplo, pode ajudar na segurança dos pequenos.

“Crianças tendem a correr e brincar segurando copos e talheres, então opções de vidro são impensáveis para eles, já que podem causar acidentes. Com um pouco de atenção e cuidado é possível que crianças e adultos tenham uma festa inesquecível”, completa.

Espaço infantil é opção para incluir crianças em casamentos

O espaço infantil da Cia do Tomate foi exibido no evento Expo Noivas & Festas e é uma opção para as crianças em casamentos
Larissa Bomfim
O espaço infantil da Cia do Tomate foi exibido no evento Expo Noivas & Festas e é uma opção para as crianças em casamentos




Outra alternativa é construir um espaço infantil com a ajuda de empresas especializadas para tal. É algo que vai exigir um pouco mais do seu orçamento e tempo, já que pede a montagem de um local de lazer e recreação completo, mas demonstra um sinal de carinho com as crianças em casamentos, além dos pais e os demais convidados.

O serviço é fácil de ser adaptado a qualquer tamanho ou perfil de festa . Segundo Alessandro Tomazelli, diretor de lazer e recreação da Cia do Tomate, empresa que atua neste segmento, o espaço é montado junto ao salão de festa, geralmente em um ambiente mais afastado da pista e mais silencioso, ou em um espaço aberto se o casamento for durante o dia. 

Além disso, é um ambiente inclusivo para crianças de diferentes idades. "O espaço infantil é indicado para a faixa etária de zero até os 12 anos. A única recomendação é que as crianças menores, de até três anos, sejam acompanhadas por um familiar, como os avós ou pais", diz. 

Dessa forma os noivos contratam um pacote, informam a idade dos convidados e podem escolher as atividades lúdicas de brinquedos adequados para as crianças. “O repertório recreativo é variado de acordo com as idades. Então vão desde gincanas, discotecas, brincadeiras de rua, oficinas, salão fashion, personagens, brinquedos de montar e até video games para os maiores. Todas as atividades são acompanhadas de monitores”, diz.

O custo para esse tipo de serviço podem variar, já que o pacote citado acima pode ganhar um "upgrade". O valor inicial é a partir de R$1600, mas por R$2200 os noivos também podem acrescentar um espaço soneca, com tendas e colchonetes para as crianças descansarem enquanto os adultos aproveitam a comemoração. 

Alessando afirma que o segmento está crescendo porque torna fácil levar as crianças em casamentos  . "É uma alternativa boa para todos. Os pais ficam tranquilos sabendo que os filhos estão sendo monitorados e acabam aproveitando melhor a festa, as crianças, que muitas vezes acabam ficando entendiadas nas festas, são entertidas e os noivos que não têm nenhum imprevisto de última hora porque um convidado não pode ir", finaliza o especialista. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!