Um casamento exige uma preparação gigantesca antes de ser realizado: é o vestido da noiva, o terno da noivo, se vai ter ou não uma grande festa, a decoração, os convidados e assim vai. Nessa loucura contra o tempo, os noivos podem acabar se esquecendo de um detalhe muito importante: o cerimonialista.

Leia também: Será que vale a pena contratar um assessor para organizar o seu casamento?

Hoje, o casamento ganhou novas formas, e um cerimonialista passou a ser um membro importante do evento
Shutterstock
Hoje, o casamento ganhou novas formas, e um cerimonialista passou a ser um membro importante do evento

Antigamente, as pessoas costumavam se casar com a presença de um padre ou um juiz de paz ou até ambos. Hoje, o casamento ganhou novas formas, e um mestre de cerimônia passou a ser uma parte importante do evento. Assim como alguns padres podem dar uma “derrapadinha” na hora de dizer belas palavras para os noivos, um cerimonialista também pode acabar com aquele momento tão especial.

De acordo com Carla Ribeiro, cerimonialista que já trabalha na área há dez anos, os noivos que costumam fugir da celebração na igreja são aqueles com crenças diferentes, casais homossexuais ou que simplesmente não seguem uma religião. Conhecida como Carla Careca, ela conta que muitos acabam se arrependendo da escolha que fizeram na hora de contratar a pessoa que iria guiar a cerimônia de casamento .

Leia também: Noivos fazem casamento inspirado na saga "Harry Potter" e resultado é incrível

A especialista explica que escolha deve ser pessoal e refletir características do estilo de vida e das crenças do casal. Fugir dessa regra pode causar situações constrangedoras em um dia tão especial. Imagina só um celebrante com ideias mais conservadores falando sobre o futuro de um casal super liberal. Com certeza, em algum momento, uma afirmação não irá representar aquele amor que esta sendo celebrado. Confira outras cinco dicas para não errar na hora dessa escolha tão importante:

1. Indicações

A regrinha é básica na hora de qualquer contratação. Fale com conhecidos sobre a procura por um cerimonialista e veja se consegue indicações. É interessante ouvir a opinião de pessoas que conhecem o trabalho do profissional.

Além disso, com a internet e as redes sociais, ficou ainda mais fácil procurar por indicações. Por exemplo, se você não conhece ninguém que já tenha participado de uma cerimônia daquele profissional que gostou, pode procurar na internet o que as pessoas falam dele. E quem sabe até mesmo entrar em contato com o antigo cliente.

Carla também indica aos noivos fazer uma busca em sites de reclamações. Encontrar comentários positivos pode ser até fácil, mas nesse momento você deve procurar avaliações negativas para saber os defeitos daquele profissional. Todos nós somos humanos e temos falhas, mas algumas são simplesmente inaceitáveis em um dia tão especial.

Você viu?

2. Avalie o valor do serviço

Um casamento custa muito dinheiro, mas pode ter certeza que não é uma boa escolha querer economizar bem na hora de contratar um cerimonialista. Ao mesmo tempo, não é preciso gastar a maior parte das economias só nesse serviço. Segundo Carla, uma saída boa é pesquisar o valor que o profissional tem no mercado. A partir daí, você poderá ter uma base do que é um preço justo. E, claro, sempre dá para pechinchar um pouco, conversar com o possível escolhido para saber se não dá para abaixar um pouco o preço ou encontrar melhores formas de pagamento.

Leia também: Homem "pede enteada em casamento" para conquistar namorada e emociona

3. Perfil do mestre de cerimônia

Na hora da cerimônia, o profissional vai falar sobre sentimentos, crenças e conceitos. De acordo com Carla, é estranho quando um mestre de cerimônia fala que se adapta a cada casal, que muda de personalidade para cada casamento. A especialista explica que esse profissional deve ser alguém capaz de traduzir a visão do mundo e os sentimentos dos noivos na celebração.

A celebrante acredita que o que vai diferenciar uma cerimônia da outra é a história do casal, que vai ser o fio condutor da celebração, mas, para isso, o cerimonialista não precisa mudar seu jeito de ser ou demonstrar diferentes crenças e opiniões. 

Para que tudo saia da forma correta, sem constrangimentos e problemas, o celebrante deve ter a cara dos noivos, precisa ter ideias e crenças pelo menos parecidas com o casal. “Se o casal tem um estilo mais formal e tradicional, não adianta querer contratar alguém com visual e ideias inovadoras”, explica Carla. Além disso, é preciso conhecer a historia de amor dois dois.

4. Contato pessoal

Hoje em dia, é possível comprar tudo o que você imagina pela internet. Nem mesmo ao banco algumas pessoas vão, já que é possível fazer as transações bancárias online. Mas será que isso funciona quando o assunto é casamento? Provavelmente não. Uma coisa é você conversar com a pessoa por mensagens e e-mails, outra totalmente diferente é falar pessoalmente com o profissional. É só vendo a pessoa que é possível avaliar o jeito e a fala dela.

Você pode até se dar bem fazendo tudo pela internet, mas por que não marcar um encontro rápido para fechar alguns detalhes e reforçar a decisão de contratar aquele profissional para o casamento? Ruim certamente não será.

Leia também: Casais contam como lidam com a pressão para casar; conheça as histórias

5. Emocionem-se

Procure por alguns trabalhos do celebrante, assista a alguns vídeos ou acompanhe alguma cerimônia ministrada por ele. Sinta a emoção das palavras ditas no momento e avalie se aquilo te emociona. Se sim, pronto, você pode estar na frente da pessoa certa para celebrar seu casamento. Se não, pode não ser uma boa ideia contratá-lo.

Desconfie ainda mais se o cerimonialista disser que não tem um material armazenado de antigos trabalhos ou não deixar você acompanhar uma cerimônia dele. Pode dar algum trabalho escolhar um mestre de cerimônia perfeito para o grande dia, mas não tem como escapar disso se você quer evitar problemas. Pense que este será um dos dias mais importantes da sua vida, e se quer tudo perfeito, não tem outro jeito se não entrar de cabeça em toda a preparação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!