Após cinco anos na posição de diretora criativa da Chanel
, Virginie Viard
deixou o cargo na marca francesa. Nomeada em 2019 após o falecimento de Karl Lagerfeld
, de quem era braço direito, sua jornada na grife começou em 1987.
A maison confirmou a notícia em um comunicado para a Vogue Business nesta quarta-feira (5). "Chanel confirma a saída de Virginie Viard depois de uma rica colaboração de cinco anos como diretora artística de coleções de moda, durante os quais conseguiu renovar os códigos da casa respeitando a herança criativa da Chanel, e quase trinta anos dentro da casa", dizia o anúncio.
A marca também informou que "uma nova organização criativa será anunciada no devido tempo" e expressou gratidão a Virginie Viard "pela sua notável contribuição para a moda, criatividade e vitalidade da Chanel". Além disso, a Chanel confirmou que a coleção de alta-costura Outono-Inverno 2024/25 será apresentada conforme planejado no dia 25 de junho em Paris, na França.
A trajetória de Virginie Viard
Virginie Viard iniciou sua história na Chanel em 1987, quatro anos após a entrada de Karl Lagerfeld na grife, quando um camareiro do príncipe Rainier, amigo de sua família, a recomendou para um estágio com Lagerfeld na área de bordados de alta-costura. Esse foi o começo de uma parceria duradoura.
Desde então - exceto por um intervalo de 5 anos nos anos 90, quando Lagerfeld a levou para a Chloé, outra marca que ele também comandava - Viard foi uma das principais responsáveis por posicionar a Chanel no pedestal da alta moda, solidificando seu nome como uma das maiores influenciadoras de tendências da moda contemporânea.
Como diretora de estúdio da Chanel, sua missão, segundo a própria Viard, era "ajudar a tornar a visão de Karl realidade". Ela se certificava de que todos, desde as bordadeiras até as chefes de ateliê, soubessem traduzir o que Lagerfeld desejava para cada coleção. Viard também participava da escolha de modelos, dos retoques finais antes dos desfiles, dos fittings... Quase todo o processo era supervisionado por ela.
Mudanças feitas por Virginie Viard na Chanel
Virginie Viard seguiu um caminho diferente de seu antecessor, transformando as peças e coleções com modelagens que seguem mais as tendências comerciais e optando por apresentações mais enxutas.
Em seus cinco anos no cargo, a Chanel duplicou o tamanho de sua rede de distribuição. Para os diretores, o que atrai a consumidora para as criações de Viard é o conforto, as silhuetas e os caimentos das peças.
Essas mudanças começaram logo no início de seu comando como diretora em 2019 e, desde então, a Chanel recebeu críticas em todas as coleções. Muito amiga de Lagerfeld, Virginie Viard trabalhava junto com o alemão e tinha a confiança dele para opinar sobre as coleções enquanto ele estava vivo.