Quem é Karl Lagerfeld, designer alemão homenageado pelo Met Gala?

O baile favorito da internet está chegando! O Met Gala, prestigiado evento de moda estadunidense, acontece na próxima segunda-feira, 1 de maio. Neste ano, a data irá prestigiar Karl Lagerfeld, icônico designer alemão responsável por peças de marcas como Chanel, Fendi e Jean Patou.

O tema do desfile é “Karl Lagerfeld: A Line of Beauty”; em tradução literal, ‘Karl Lagerfeld: Uma Linha de Beleza’.

O departamento organizador do evento, Costume Institute, definiu que o código de vestimenta será “em homenagem a Karl”, em tributo ao designer, faleceu em fevereiro de 2019.

Karl é um dos diretores criativos de maior renome na indústria da moda. Nascido em 1933, em Hamburgo, na Alemanha, Lagerfeld começou a trabalhar na área em 1954, quando enviou um vestido para uma competição do Secretariado Internacional de Lã.

Reprodução/Instagram

Depois de vencer um concurso de moda em 1955, Karl conquistou a prestigiada posição de assistente Pierre Balmain, conhecido designer de alta costura.

Reprodução/Instagram

O estilista também teve duas décadas de passagens por marcas como Jean Patou, Chlòe e Fendi, a última como o responsável por criar e eternizar o icônico logo Fᖵ.

Sua passagem mais marcante veio logo depois: em 1983, o artista foi contratado como o diretor criativo da Chanel.

Reprodução/Instagram

Na época, a marca estava à beira da falência e tinha pouco influência na indústria. Responsável por suceder Coco Chanel, morta em 1971, Lagerfeld tinha em mãos a responsabilidade de revitalizar a marca.

Com seu estilo revolucionário, o designer conseguiu resgatar a notoriedade e sucesso da Chanel com o público. Lagerfeld permaneceu como diretor criativo das marcas Chanel e Fendi até seu falecimento, em 2019.

O designer também foi alvo de diversas críticas por conta de seu comportamento. Para a revista Numero, ele criticou o movimento #MeToo, alegando que “se você não quer que suas calças sejam puxadas, não se torne uma modelo! Entre para um convento, sempre terá lugar para você lá. Eles estão até recrutando.”

Reprodução/Instagram

Lagerfeld também foi acusado de gordofobia após afirmar que existem “mães gordas com seus sacos de batatas fritas sentar na frente da televisão falando que modelos magras são feias. O mundo das roupas bonitas é sobre 'sonhos e ilusões'.”

Reprodução/Instagram

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!