Antes que as redes sociais ditassem as tendências por aí, a dramaturgia brasileira já fazia esse papel com excelência. As tramas nacionais são mundialmente conhecidas por sua qualidade e já se tornaram parte da cultura do nosso país. Para se ter uma ideia, mesmo com o crescimento dos serviços de streaming, como a Netflix e o Globoplay, 75,7% dos brasileiros preferem a TV aberta, revela uma pesquisa realizada pela Kantar Ibope Media.
A seguir, relembre os figurinos, cortes de cabelo e acessórios que saíram direto das novelas , caíram nas graças do público e viraram febre nas ruas.
#1 Ciganinha da Babalu (Quatro por Quatro)
Ninguém melhor para começar essa lista do que Babalu, vivida por Letícia Spiller na novela Quatro por Quatro (1994). A manicure era uma das protagonistas da trama exibida no horário das sete da TV Globo. O sucesso da personagem foi tanto que seu estilo ficou marcado na memória dos brasileiros, principalmente, por suas blusas ciganinha, tamancos com meias e acessórios de cabelo.
#2 Cabelo da Leona (Cobras e Lagartos)
Em 2006, foi a vez de Carolina Dieckmann influenciar o público na pele da vilã Leona, de Cobras e Lagartos. O visual da atriz, que exibiu os cabelos platinados, fez sucesso nos salões de beleza e virou inspiração para as noveleiras.
#3 Brinco de zíper da Vanessa (Escrito nas Estrelas)
Se você foi adolescente em meados de 2010, talvez se lembre dos brincos de zíper usados por Vanessa, personagem de Marina Ruy Barbosa em Escrito nas Estrelas.
#4 Tiara colorida da Valéria (Carrossel)
Uma tiara colorida queridinha da personagem Valéria no remake de Carrossel (SBT) fez sucesso entre o público infantil em 2012. Maisa Silva foi quem deu vida à personagem.
#5 Tiaras da Maria da Paz (A Dona do Pedaço)
Mais recentemente, em A Dona do Pedaço (2019), Juliana Paes lançou moda com os acessórios usados pela boleira Maria da Paz. Suas tiaras e lenços na cabeça ganharam as vitrines do mundo real.
#6 Bônus: Giovanna Antonelli e suas personagens
É praticamente impossível falar sobre as tendências popularizadas pelas novelas sem mencionar Giovanna Antonelli. A começar pela hand chain (acessório que é, ao mesmo tempo, pulseira e anel) da personagem Jade, de O Clone (2001). Já em 2004, a atriz exibiu cabelos loiros curtinhos para viver Bárbara, em Da Cor do Pecado. O corte repicado atrás e com franja mais longa virou o sonho de consumo da audiência da novela.
No quesito unhas, a atriz também não deixou a desejar. Que atire a primeira pedra quem não quis saber de onde era o esmalte azul cobalto queridinho de Clara, da novela Em Família (2014). A tonalidade fazia parte de uma coleção lançada pela artista em parceria com uma marca. O sucesso foi tanto que o item chegou a esgotar nas perfumarias.
Mas não foi só em moda e beleza que Gio Antonelli lançou tendência. As capinhas de celular de duas de suas personagens também conquistaram o público. Em Aquele Beijo (2011), a protagonista Cláudia ostentava uma capinha com orelhas e rabinho de coelho. Um ano depois, em Salve Jorge, foi a vez da Delegada Helô chamar atenção por sua capinha de celular em formato de soco inglês.
Saiba mais sobre moda, beleza e relacionamento. Confira as notícias do iG Delas!