Conhecido como o #FashionMouth, ou "mês fashion", setembro é bastante aguardado no mundo da moda. Depois da New York Fashion Week e da London Fashion Week, chegou o momento da Paris Fashion Week ditar as próximas tendências de Primavera/Verão que veremos por aí. Mas como será que as semanas de moda
afetam o Brasil? Convidamos a empresária Marcia Santos para comentar e analisar o cenário.
Diretora criativa e CEO da Closet Collection, ela ressalta que os desfiles têm grande influência nas coleções das marcas nacionais: "Esses eventos são plataformas importantes para a apresentação das últimas tendências e inovações na moda global. As marcas brasileiras
, muitas vezes, acompanham de perto as coleções e desfiles das internacionais para se inspirarem e se atualizarem sobre o que está em alta".
E acompanham mesmo, afinal, é bem comum ver por aí trends que surgiram nas passarelas dos grandes eventos fashions. Entretanto, Marcia aponta que a moda sofre muito impacto da localização em que a pessoa está e, por isso, geralmente, vemos adaptações.
"Na verdade, olhamos mais como referências. Algumas tendências, como camisa branca, vestido balonê, gola polo, renda, metalizado e até as transparências, nos dão boas ideias e podem, sim, nos inspirar e influenciar o que vai surgir aqui, na moda em âmbito nacional".
Vale ressaltar que algumas semanas de moda são focadas em determinados estilos, como, por exemplo, a NYFW, que é conhecida por sua abordagem comercial e diversa. Já a Milan Fashion Week
é mais conhecida por sua moda de luxo. Isso não torna uma melhor do que a outra. Na verdade, ambas possuem muita relevância para o mercado de moda brasileiro, como explica a empresária.
"Todas as FW são extremamente importantes, todas, sem exceção. Além de ser um deleite para os olhos de quem aprecia um bom trabalho, também abre as portas para que o mundo conheça profissionais muito capacitados. Inclusive, particularmente, vejo que as semanas de moda internacionais também proporcionam às marcas brasileiras maior visibilidade no cenário global, desempenhando um papel importante na inspiração, atualização e projeção das marcas aqui do nosso país. Isso, de maneira direta ou indireta, acaba contribuindo para o desenvolvimento e reconhecimento do que é feito aqui", conclui.
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