Com dimensões minúsculas, detalhes só se tornam vísiveis com a ajuda de microscópio
Divulgação/MSCHF
Com dimensões minúsculas, detalhes só se tornam vísiveis com a ajuda de microscópio

Depois do sucesso das Big Red Boots ,  o coletivo de arte com sede em Nova York MSCHF lança nesta quarta-feira (14) uma versão microscópica da tote On The Go, da Louis Vuitton. Com dimensões de 657 x 220 x 700 microcentímetros, a bolsa é menor que um grão de sal marinho e é estreita o suficiente para passar pelo buraco de uma agulha.

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Apesar de parecer uma meleca a olho nu, quando ampliada, é possível observar detalhes surpreendentes inspirados na peça original, como a alça de mão e o monograma da maison. Mas esse não é o tipo de bolsa que dá para guardar o celular e a chave do carro, por exemplo, no máximo, ela pode carregar uma ou duas plaquetas.

"Acho que as bolsas são um objeto engraçado porque derivam de algo rigorosamente funcional, mas basicamente se tornaram uma joia", afirma Kevin Wiesner, diretor da MSCHF, ao The New York Times.  E essa foi justamente a provocação do hub de arte: tirar qualquer funcionalidade da peça para deixar somente o luxo, neste caso, o símbolo da Louis Vuitton.

Microbag da MSCHF é inspirada em tote da Louis Vuitton
Divulgação/MSCHF
Microbag da MSCHF é inspirada em tote da Louis Vuitton

A On The Go foi escolhida porque seu design — um retângulo simples com um logotipo proeminente — pode ser reproduzido de forma legível em uma escala bem pequena, segundo Wiesner. Já a cor brilhante e leve translucidez foram pensadas para tornar a criação mais visível quando iluminada em uma lâmina de microscópio.

Quando as amostras da bolsa chegaram há alguns meses, elas eram tão pequenas que Kevin Wiesner disse ao jornal americano que a equipe perdeu algumas delas. Mas pelo menos uma bolsa que sobreviveu estará em exibição no final deste mês, sob um microscópio, durante a Men's Fashion Week em Paris.

Ela será vendida ainda em junho dentro de um lote no leilão Just Phriends, organizado pela Joopiter, casa de leilões fundada por Pharrell Williams, que, por sua vez, é o novo diretor criativo da linha masculina da Louis Vuitton. A criação, no entanto, não tem nenhuma ligação formal ou aprovação prévia da maison francesa.

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** Gabrielle Gonçalves é repórter do iG Delas, editoria de Moda e Comportamento do Portal iG. Anteriormente, foi estagiária do Brasil Econômico, editoria de Economia. É jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

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