Alinne Moraes com o boné do MST
Reprodução/Instagram
Alinne Moraes com o boné do MST

Recentemente surgiu nas redes sociais um debate acerca do uso do boné do  MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) como acessório em eventos como festas e baladas.

Segundo a crítica feita por uma usuária do Twitter, o uso do boné em lugares como festas e baladas banalizaria e esvaziaria a importância do movimento social, por estar sendo utilizado por uma parte da população que não faz parte do ativismo político e social brasileiro. 

A afirmação, porém, gerou discordâncias entre os usuários. Mas, pode o boné do MST ser usado como um acessório?

De acordo com Kelli Mafort, da direção nacional do MST, pode sim usar o boné!

"Nós nos orgulhamos quando vemos pessoas que não são do MST utilizando os nossos símbolos, nossos bonés, camisetas e bandeira. Sabemos que utilizar esses símbolos é assumir um compromisso na sociedade e dizer ocupa tudo, é dizer pedagogicamente que as conquistas só são arrancadas através da luta e da organização", explica ela em uma publicação feita no canal de notícias do movimento.

Laura Sabino, historiadora e produtora de conteúdos sobre política, também explica em um vídeo compartilhado pelo Movimento Sem Terra, sobre porquê não devemos deixar de usar ou comprar o boné. Ela destaca ainda como o movimento ainda é perseguido e criminalizado.

"Há anos, a direção do movimento nem sequer podia usar qualquer coisa com a simbologia por razões de segurança. Então, quando a gente está vestindo qualquer coisa do MST, seja boné ou blusa, é um ato de subversão, e também de mostrar que esse movimento não é terrorista ou algo do tipo", diz ela.

Outro ponto, é que ao comprar o acessório em lojas parceiras, é arrecadado dinheiro para a luta dos trabalhadores. O item está disponível nas cores vermelha e preta por R$ 25 no site do Armazém do Campo , loja parceira do MST.

Então, o boné do MST além de ser um acessório fashion é também um item político e deve ser usado por todos! 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!