A 47ª edição do São Paulo Fashion Week, que aconteceu entre 22 e 27 de abril, já está dando um "spoiler" sobre o que devemos encontrar nas próximas temporadas. Mas apesar de mostrar as coleções do verão 2019/20, os destaques das passarelas podem, sim, sair da SPFW e ir direto para o seu guarda-roupa ainda em meio às tendências outono/inverno .
Peças com decotes, cores neon e candy, babados, paêtes, franjas e tecidos mais soltos foram apenas algumas das ideias que marcaram presença nas passarelas e mostraram que a moda do próximo verão promete ser colorida, artesanal e ainda muito influenciada pela moda retrô dos anos 80. Veja alguns dos destaques da SPFW que você já pode usar:
1. Decote V
A estreia da Neriage nos desfiles da São Paulo Fashion Week foi marcado por uma coleção repleta de modelagens fluidas e combinações monocromáticas. Porém, o que chamou atenção mesmo é algo que vai chegar forte para o próximo verão: o decote em V — que também esteve presente em várias outras apresentações de marcas.
2. Franjas
Não é nenhuma novidade que o retrô é uma tendência forte, mas a Bobstore trouxe as franjas com a proposta de adicionar também movimento aos looks. O toque especial foi acrescentar esse detalhe às peças junto com o brilho e cores características do verão, especialmente porque elas já haviam sido apresentadas na última edição com uma pegada "faroeste".
3. Mix de estampas
Enquando o animal print é uma tendência do outono/inverno e, inclusive, apareceu em alguns dos desfiles da Semana de Moda, foi a mistura trazida pela moda praia da Borana que chamou atenção. A diversidade de tons e a ideia de compor um visual que traga esse conceito podem ser aplicadas nas tendências atuais e devem se manter para a próxima temporada.
4. Tecidos fluidos e naturais
Em seu desfile, Lenny Niemeyer apresentou uma gama de tecidos. Assim como muitas marcas, a ideia de apostar em tecidos naturais e, também, fluidos trouxeram elementos rústicos e, ao mesmo tempo, deram movimento às peças. Esse conceito está sendo aplicado há algumas edições, pensando principalmente na funcionalidade das roupas.
5. Cores chamativas vs. tons pastel
O neon, que bombou no verão passado , não vai embora tão cedo e os tons fluorescentes de rosa, laranja e verde-limão apareceram em peças de várias marcas, incluindo nos vestidos de Fabiana Milazzo. A ideia contrasta com outra tendência da Fashion Week: as candy colors que trouxeram os tons pastel para ficar na próxima temporada.
6. Plissado
Sabe aquelas roupas com cortes justos e tecidos colados? Pode deixá-las guardadas, porque na SPFW N47 os plissado em tecidos leves são os destaques dos momentos. Essa tendência vem junto à ideia das peças fluidas e cheias de movimento e apareceu em diversos desfiles, como o de Lilly Sarti, trazendo também elegância até ao mais básico e minimalista.