Para muitas pessoas, escolher uma cor para usar na noite da virada é uma tradição que não pode ser deixada de lado. Isso porque usar determinadas cores para o Ano Novo podem trazer boas energias para o ciclo que está começando. Mas você sabia que seu signo pode ter ligação com essa energia e, consequentemente, com as tonalidades? 

undefined
shutterstock
Os signos têm influência na energia das cores para o ano novo que você escolher usar e possuem diferentes significados


Segundo a astróloga e coach holística Virginia Gaia, ninguém sabe exatamente como começou essa atribuição de diferentes propriedades mágicas às cores para o Ano Novo , mas sabe-se que desde a antiguidade os astros estão relacionados com essa ideia.

Leia também: Veja a previsão para os signos em 2019

"Assim, a tonalidade de Marte é o vermelho, as de Vênus, são o rosa e o verde esmeralda, o laranja é a de Mercúrio e assim por diante", afirma a profissional. "Embora a maior parte das pessoas não se dê conta disso, os objetivos para o ano relacionados às cores refletem exatamente as associações entre as cores e os astros e é válido apostar nas cores relacionadas ao signo solar ou ascendente de cada indivíduo para a virada." 

No Brasil, a tradição do uso de cores específicas na passagem de ano também é influenciada pelas religiões de matriz africana. "A disseminação do branco nas festas de Ano Novo, por exemplo, vem dos rituais umbandistas e está associada a Oxalá, o maior dos orixás", diz. 

Confira abaixo quais cores para o ano novo e como elas estão ligadas aos astros:

Amarelo

undefined
Reprodução/Pinterest
Cores para o ano novo: as diferentes tonalidades de amarelo estão ligadas aos signos como Leão, Gêmeos e Virgem


Ao Delas , o terapeuta holístico e tarólogo Marcos Guillen, do Espaço Soul, explica que o amarelo já é conhecido por ser uma cor de quem busca prosperidade para o ciclo que está começando. Entretanto, a influência dessa cor vai além das questões financeiras. “Muito mais que atrair dinheiro, o amarelo também reforça a vitalidade, disposição e energia para agir, além de estar ligado à sabedoria e ao equilíbrio", afirma o profissional. 

Por ser um um signo vibrante e iluminado, Leão é regido pelo Sol e está ligado à cor amarela nas tonalidades ouro, dourado e âmbar. Já as tonalidades de amarelo ovo e alaranjado estão presentes para os signos de Gêmeos e Virgem, regidos por Mercúrio e relacionados à comunicação, comércio, organização, inteligência, aprendizado e clareza mental.

Azul e violeta

undefined
Reprodução/Pinterest
Cores para o ano novo: tons como azul e violeta influenciam as energias e estão ligados à Câncer, Sagitário e Peixes

Segundo o profissional, azul é um tom que eleva o poder interior, reforça a fé em Deus, em si mesmo e estimula a iniciativa para a realização dos sonhos e projetos pessoais. “Quem se sente letárgico em suas atividades e precisam estimular a iniciativa em si deve usar a cor”.

Tendo a Lua como astro regente, o signo de Câncer demonstra intuição, magia, feminilidade, atratividade e equilíbrio emocional. Por causa disso, as cores para o Ano Novo recomendadas para as cancerianas são os tons de prateado, como prata azulado, ou azul pálido.

Quem é de Sagitário ou Peixes, regido e co-regido por Júpter, respectivamente, deve apostar em tons de azul escuro, azul violáceo e violeta. Isso porque violeta e lilás são tons responsáveis por transmutar as energias e de equilíbrio e esses signos estão ligados à sabedoria, conhecimento, justiça, espiritualidade, proteção, otimismo e expansão. “Por isso, devem ser usados por quem precisa transformar energias negativas em positivas", completa o especialista.

Vermelho e rosa

undefined
Reprodução/Pinterest
Cores para o ano novo: quem é do signo Áries ou Escorpião, ligados à paixão e sexualidade, devem apostar no vermelho

O rosa e o vermelho são consideradas como as "cores do amor", porém, existe uma diferença entre as duas: “O rosa é indicado para quem quer ser mais feliz no campo afetivo, promovendo um ano novo mais doce, regido pelo amor. Já o vermelho é indicado para quem deseja reforçar a energia sexual e trazer mais sensualidade”, explica Marcos.

Signos como Áries e Escorpião, que são respectivamente regido e co-regido por Marte e estão ligados a paixão, sexualidade, força, conquista, motivação e iniciativa, devem apostar em qualquer tom de vermelho, especialmente o escarlate. Já aqueles que possuem Vênus como regente, como é o caso de Touro e Libra, a recomendação é o rosa. 

Verde

undefined
Reprodução/Pinterest
Cores para o ano novo: tons de verde estão ligados à harmonia e saúde, por isso, é indicado aos taurinos e librianos

Outra cor recomendada para quem é de Touro ou libra é o verde, especialmente tonalidades como esperalda e verde petróleo. Isso porque além de estarem ligados ao amor, sedução e à relacionamentos, esses signos também transmitem beleza, persuasão e harmonia.

Segundo o terapeuta holístico e tarólogo, o verde é uma excelente escolha para garantir um ano com bastante saúde. "A cor contribui para cura, não apenas física, como também interior e espiritual", afirma. 

Marrom e laranja

undefined
Reprodução/Pinterest
Cores para o ano novo: representando estabilidade, os signos de Capricórnio e Aquário devem usar marrom ou laranja

"Tonalidades como marrom e laranja representam a justiça", explica Marcos. Assim, essas cores terrosas são indicadas para estimular que o universo se reorganize e reequilibre, trazendo a justiça para a vida da pessoa.

Capricórnio e Aquário são, nesta ordem, regido e co-regido por Saturno. O planeta é a representação da estrutura, materialidade, concretização, projetos de longo prazo, estabilidade e prudência. Por causa disso, marrom escuro e até preto ou preto azulado estão como as cores para o ano novo sugeridas para esses signos. 

Indo além das roupas nas cores para o Ano Novo

undefined
Reprodução/Pinterest
Vermelho está entre as principais cores para o ano novo porque é a cor de Marte, planeta que regerá o ano de 2019

A dica de Virginia Gaia para quem não quer seguir a ideia de se inspirar em seu próprio signos, mas pretende usar uma cor especial para a entrada de 2019 é apostar nos tons de vermelho. "O ano será regido por Marte  , o guerreiro, grande ativador da Astrologia e patrono do desejo sexual e está é a cor que representa o planeta", afirma. 

Segundo a astróloga, quem quiser aproveitar a regência de Marte para promover novos começos e a abertura de caminhos pode ir além das roupas e acender uma vela vermelha lambuzada com mel e azeite, mentalizando os votos e desejos para o próximo ano.

"Acrescente um incenso aceso, uma taça cheia e, por fim, alguns cristais ou moedas para trazer prosperidade. Cada um desses itens representam os elementos: ar, água e terra", completa Virgínia. “Na noite da virada estaremos com a Lua em fase Minguante e isso é ótimo para refletirmos sobre o que precisamos deixar para trás no ano que passou."

Assim, ela explica que os votos podem ir além das cores para o Ano Novo e serem complementados por uma reflexão sobre hábitos que precisam ser abandonados para garantir o sucesso nos desejos para 2019.  “Na noite da virada estaremos com a Lua em fase Minguante e isso é ótimo para refletirmos sobre o que precisamos deixar para trás no ano que passou", indica a astróloga.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!