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Com a nova campanha de outono de 2018, a grife italiana Benetton se apresenta contra questões como o racismo e o terrorismo no mundo

A Benetton, grife italiana conhecida por ser provocativa, costuma chamar atenção por suas coleções de moda. Para o outono de 2018, no Hemisfério Norte, ela acaba de lançar uma campanha chamada "Nudicome" ("nudi", em italiano, significa nu), com uma proposta social de inclusão, diversidade e representatividade. Em seu manifesto, a marca se apresenta contra  questões como o racismo e o terrorismo.

Nove modelos nus de diversas cores e etnias posam para a imagem conceito da campanha de outono da grife Benetton
Reprodução/Twitter/Benetton
Nove modelos nus de diversas cores e etnias posam para a imagem conceito da campanha de outono da grife Benetton


A imagem, que representa o conceito da campanha da Benetton, é composta por nove modelos nus abraçados, de diversas cores e etnias. Os profissionais da moda, inclusive, foram fotografados pelo italiano Oliviero Toscani, que também foi responsável por capturar imagens de outras campanhas polêmicas da marca, nos anos 80 e 90. À época, o fotógrafo abordou assuntos como a Aids, religião, guerra, e até pena de morte.

Desta vez, no projeto atual, além da imagem conceito, a campanha traz fotos de modelos de caráter multicultural vestidos com peças da coleção de outono. O manifesto ainda traz referências religiosas, mencionando figuras como São Francisco logo no início. O texto chega a ser feroz ao apontar que as nove “criaturas” da foto são únicas, mas, ao mesmo tempo, exemplos de uma humanidade que vai superar questões sociais e ser mais justa e inclusiva.

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Em nova campanha, modelos de caráter multicultural aparecem vestidos com peças da nova coleção de outono
Reprodução/Twitter/Benetton
Em nova campanha, modelos de caráter multicultural aparecem vestidos com peças da nova coleção de outono


Ainda segundo o manifesto, a diversidade dos traços étnicos ao redor do mundo é analisada, e os aspectos típicos de cada lugar do mundo são colocados em nível de igualdade. A mensagem que a marca deixa é de paz, em um mundo sem necessidade de guerra.

“Contra a guerra civil, contra a máfia e a violência urbana de identidade, contra os ferozes conflitos étnicos, contra as guerras de culpa e de religião, contra o terrorismo e contra todas as formas de racismo ressurgentes, existe a fusão alegre como valor, o Cântico das Criaturas que alcança o céu e deixa o mundo mais humilde”, diz o texto.

Grife italiana tem histórico de campanha polêmica 

Imagens reais de migrantes foram utilizadas para estampar a campanha da grife italiana Benetton, em junho deste ano
Reprodução/Twitter/Benetton
Imagens reais de migrantes foram utilizadas para estampar a campanha da grife italiana Benetton, em junho deste ano


Em julho deste ano, a grife italiana Benetton causou uma  grande polêmica nas redes sociais por causa de uma campanha  que utilizava imagens reais de migrantes e refugiados em situações de vulnerabilidade. Os usuários apontavam para um aspecto insensível e explorador das fotos, e até o Ministro do Interior da Itália chegou a tuitar sobre o assunto: “Eu sou o único a achar [a campanha] desprezível?”, perguntou retoricamente.