A Benetton, grife italiana conhecida por ser provocativa, costuma chamar atenção por suas coleções de moda. Para o outono de 2018, no Hemisfério Norte, ela acaba de lançar uma campanha chamada "Nudicome" ("nudi", em italiano, significa nu), com uma proposta social de inclusão, diversidade e representatividade. Em seu manifesto, a marca se apresenta contra questões como o racismo e o terrorismo.
![Nove modelos nus de diversas cores e etnias posam para a imagem conceito da campanha de outono da grife Benetton Nove modelos nus de diversas cores e etnias posam para a imagem conceito da campanha de outono da grife Benetton](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/0a/1i/o8/0a1io8mvev7t9vjdg6gq5ujz9.jpg)
A imagem, que representa o conceito da campanha da Benetton, é composta por nove modelos nus abraçados, de diversas cores e etnias. Os profissionais da moda, inclusive, foram fotografados pelo italiano Oliviero Toscani, que também foi responsável por capturar imagens de outras campanhas polêmicas da marca, nos anos 80 e 90. À época, o fotógrafo abordou assuntos como a Aids, religião, guerra, e até pena de morte.
Desta vez, no projeto atual, além da imagem conceito, a campanha traz fotos de modelos de caráter multicultural vestidos com peças da coleção de outono. O manifesto ainda traz referências religiosas, mencionando figuras como São Francisco logo no início. O texto chega a ser feroz ao apontar que as nove “criaturas” da foto são únicas, mas, ao mesmo tempo, exemplos de uma humanidade que vai superar questões sociais e ser mais justa e inclusiva.
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![Em nova campanha, modelos de caráter multicultural aparecem vestidos com peças da nova coleção de outono Em nova campanha, modelos de caráter multicultural aparecem vestidos com peças da nova coleção de outono](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/65/e1/gr/65e1grybkqimvepccgzsccr2s.jpg)
Ainda segundo o manifesto, a diversidade dos traços étnicos ao redor do mundo é analisada, e os aspectos típicos de cada lugar do mundo são colocados em nível de igualdade. A mensagem que a marca deixa é de paz, em um mundo sem necessidade de guerra.
“Contra a guerra civil, contra a máfia e a violência urbana de identidade, contra os ferozes conflitos étnicos, contra as guerras de culpa e de religião, contra o terrorismo e contra todas as formas de racismo ressurgentes, existe a fusão alegre como valor, o Cântico das Criaturas que alcança o céu e deixa o mundo mais humilde”, diz o texto.
Grife italiana tem histórico de campanha polêmica
![Imagens reais de migrantes foram utilizadas para estampar a campanha da grife italiana Benetton, em junho deste ano Imagens reais de migrantes foram utilizadas para estampar a campanha da grife italiana Benetton, em junho deste ano](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/6g/y8/o6/6gy8o6x5fgxuj97p6jo1apweq.jpg)
Em julho deste ano, a grife italiana Benetton causou uma grande polêmica nas redes sociais por causa de uma campanha que utilizava imagens reais de migrantes e refugiados em situações de vulnerabilidade. Os usuários apontavam para um aspecto insensível e explorador das fotos, e até o Ministro do Interior da Itália chegou a tuitar sobre o assunto: “Eu sou o único a achar [a campanha] desprezível?”, perguntou retoricamente.