Dependendo do modelo escolhido, a calça jeans pode ter um efeito diferente em cada corpo: valorizar a silhueta, disfarçar ou evidenciar o quadril ou até te fazer parecer mais alta ou baixa! E verdade seja dita: é quase impossível não ter uma peça jeans, mesmo que seja aquela curinga, no guarda-roupa.

Leia também: Como incluir a jaqueta jeans nos looks

Diferentes modelos de calça jeans podem valorizar mais algumas partes do corpo
Fotos de divulgação
Diferentes modelos de calça jeans podem valorizar mais algumas partes do corpo


Peças de roupa como a calça jeans são atemporais e não faltam opções, mas o segredo para saber como vestir é apostar nos modelos que mais respeite o formato de seu corpo. Segundo a personal stylist Juliana Parisi, a dica número na hora da escolha um é elevar os pontos fortes e disfarçar os pontos fracos. Confira o guia que pode te ajudar nessa questão:

Flare


O modelo flare é um dos queridinhos das brasileiras principalmente por ajudar a "ganhar" alguns centímetros, dando a aparência de que você é mais alta. Além disso, é uma ótima opção se você tem quadril largo e as coxas mais grossas, porque o foco de atenção é sempre na barra mais ampla. 

"A calça flare é a melhor opção para alongar a silhueta. O importante ao usar esse modelo é deixar quase arrastando no chão, aparecendo só as pontas dos sapatos", indica Juliana. 

A consultora de imagem e estilo Aninha Moretti também indica a calça flare para o tipo físico triângulo invertido, ou seja, aquele que os ombros se destacam mais que o quadril, e corpo mais reto.

Boyfriend

Calça boyfriend tem a modelagem mais larga e combina com tênis e também com saltos
Reprodução/Pinterest
Calça boyfriend tem a modelagem mais larga e combina com tênis e também com saltos


"Por ser mais volumosa, a calça boyfriend acrescenta volume no quadril, por isso fica melhor nas mulheres que tem o corpo mais fino", diz a Juliana. A dica é usar com salto e, de preferência, com um sapato que mostre o peito do pé para alongar a silhueta, e um cinto, para manter a peça de roupa no lugar.

Skinny


O modelo skinny dá destaque o corpo por ser bem justo, então é a melhor opção se você quer valorizar as curvas. Segundo Aninha Moretti, quem possui o tipo de corpo "ampulheta", com cintura marcada e ombros equilibrados com quadril pode optar pelas modelagens skinny.

Reta


Menos justa que a skinny e menos ampla que a flare, a linearidade da calça reta ajuda a equilibrar a silhueta das mulheres com mais curvas, coxas grossas e quadril largo, além de alongar a silhueta. É uma modelagem que fica elegante em todos os tipos físicos.

Lavagem

Juliana Parisi explica que a lavagem da peça faz toda a diferença para modelar o corpo. "A lavagem mais clara acaba realçando a perna e lavagens mais escuras podem ajudar a disfarçar as coxas grossas."

"Para todos os tipos físicos, a reta e a flare de lavagem escura podem combinar mais." Ela ainda recomenda investir em peças que também sejam de lavagem escura se for optar por modelos que ficam mais soltos no corpo, como o boyfriend. 

Leia também: 5 truques para disfarçar a barriga e valorizar o visual com as peças certas

Cintura alta

De acordo com a especialista,  calças de cintura alta também ajudam a alongar a silhueta. O importante é tomar cuidado para não marcar a barriga com modelos de cintura que vão acima do umbigo. "As calças jeans com cintura média, ou seja que vai até o umbigo, valorizam qualquer tipo de silhueta."

O uso do cinto nessas modelagens de calças acinturadas, que têm o cós mais alto marcando a região da cintura, fica bastante harmônico e também valoriza a silhueta, porém esse é um acessório optativo que está bastante relacionado com o gosto pessoal.

Rasgo

Calças rasgadas também são tendência de moda e são bastante modernas. Dependendo da ocasião e do estilo da pessoa, podem combinar com camisetas básicas e até saltos altos ou tênis, para dar um ar informal.

Leia também: Põe casaco, tira casaco! Como lidar com as mudanças de temperatura com estilo

Jeans + Jeans = Jeans!

Uma das combinações possíveis de jeans é usar mais  jeans ! Sim, há quem ame e tem aqueles que odeiam um look composto totalmente por peças nesse tecido. "Já foi tendência e já foi considerado brega. Atualmente a liberdade de uso está bastante democrática e os estilos diferenciam quem usa", diz Aninha Moretti.

De acordo com a especialista, peças na mesma tonalidade conferem um visual monocromático e refinado, já em tonalidades opostas remetem a um look moderno. Diferentes lavagens e texturas valorizam o estilo criativo.

Ao escolher jaqueta jeans , fique sabendo que as mais curtas podem valorizar todos os tipos de corpo, já as oversized, ou seja, aquelas maiores e "mais masculinas" achatam o corpo.

Vale também prestar atenção às lavagens. "Para combinar diferentes peças de jeans é melhor combinar tons diferentes, equilibrando o claro e o escuro, ou o mesmo tom", afirma Juliana Parisi.



Jeans formal?

Para um look mais formal, mas que aposte no uso da boa e velha calça jeans, ela recomenda optar por cores uniformes, sem muitas lavagens e desfiados. "Para compor prefira blusas de cor lisa ou estampas clássicas, as camisas podem ser de tecido fluído, pois conferem maior elegância. Também estão liberados tricôs, como suéter ou cardigã. Blazer, jaqueta e coletes são excelentes estratégias de terceiras peças para complementar o visual."

Nos pés, aposte em calçados que deixem o peito do pé à mostra. Juliana indica que, se for colocar um salto pra alongar a silhueta, escolha modelos como scarpin ou sandálias. "Calça reta pode se adaptar para qualquer situação, inclusive formais. Blusa por dentro, com tecido mais leve, como seda, e camisas também podem ser boas recomendações de composição para usar em um dia de trabalho."

Outras peças 

A moda não precisa se limitar apenas ao uso de calça jeans. "Camisas jeans são peças bastante versáteis. Saias, vestidos, macacões, jardineiras, shorts são itens que auxiliam a construção de um acervo casual interessante e valorizam vários estilos. A produção total do look será personalizada por quem está vestindo. Jean é um material resistente e atemporal. Sempre valerá o investimento", finaliza Aninha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!