O frio chegou com tudo em algumas cidades brasileiras e com ele aparecem os tecidos mais bonitos da estação. Na vitrine ou no armário, as roupas de inverno - mais pesadas e com produções cheias de sobreposições - ganham destaque.
Entretanto, mais do que vestir, como guardar as roupas de inverno
dentro do guarda-roupas? Esse tipo de peça, feitas de couro, lã e cashmere, ou até mesmo as mais trends como o veludo molhado e suede merecem uma atenção especial. Porém, como fazê-lo?
“É necessário entender que para cada um dos tecidos e peças há um tratamento adequado a se tomar na hora de lavar, secar, passar e guardar a roupa. A temperatura da água, o produto químico utilizado na hora de lavar, o método de secagem, a temperatura do ferro e a forma de guardar influenciam na durabilidade da peça e podem causar manchas, deformação e até inutilizá-la permanentemente. Por isso, é imprescindível que se conheça cada detalhe das roupas”, alerta Alaor Chiodin, diretor da Lavanderia Wash, especializada em roupas finas.
Veja as dicas e truques do profissional e aprenda como conservar, guardar e lavar suas roupas de inverno, deixando-as sempre bonitas.
Veludo molhado e suede
O veludo molhado (ou veludo alemão) é um tecido com brilho e extremamente delicado . Não deve ser lavado na máquina comum, em casa, porque o atrito quebra suas fibras e ele marca completamente. Também não deve ser torcido, pelo mesmo problema. É um tecido que mancha facilmente, tanto com resíduos de sujeira, como alimentos e bebidas, quanto pelo uso incorreto de sabão em pó.
“O ideal é observar a etiqueta de lavagem e limpá-lo a seco. Vale lembrar que limpeza a seco é realizada com solvente, sem água, por lavanderias especializadas”, explica Chiodin.
O mesmo vale para o suede. “Esse delicado tecido mancha até com desodorante. É dificílimo de ser limpo e jamais pode receber o contato com a água. Somente a limpeza a seco o deixa como novo”, alerta.
Na hora de guardar, é importante que as peças sejam protegidas por capa de TNT ou simplesmente penduradas do lado avesso.
Couro
Alaor Chiodin sempre lembra que o couro é uma peça viva e precisa respirar. Mesmo sendo uma roupa de inverno, muitas vezes as peças desse material são facilmente usadas em outras estações.
“Tire suas peças de couro do armário para arejar e nunca as guarde imediatamente após o uso. Deixe-as pendurada de um dia para o outro, à sombra, em lugar ventilado. Depois, pendure-as em cabide largo e proteja-as com capa de TNT. É importante lavá-las, apenas em lavanderia especializada em couro, periodicamente, para que durem muitos anos. Nunca as molhe em casa porque elas apodrecerão”, ensina ele.
Lã e Cashmere
O grande problema dessas peças não é o método de lavar – e sim a forma como devem ser secas. “A lã e a cashmere deformam. A água pesa nas fibras e estica a peça. Além disso, elas não podem ser lavadas na máquina comum e nem em centrifugadas. Precisam secar na horizontal e não devem ser colocadas na máquina de secar, porque encolhem. São muitos detalhes que, se não forem observados, estragam a peça após o primeiro uso".
+ Melhore a imagem pessoal combinando as cores de suas roupas
Peças de alfaiataria, trench coats, sobretudos e capas
Mais uma vez, o problema é a deformação. “Quem compra uma peça de alfaiataria busca o corte perfeito, o caimento adequado. E se espanta após lavá-la e secá-la de qualquer maneira e ela perder toda a sua elegância. É o erro de colocar na máquina caseira, porque o atrito entorta a peça e a deforma, ou pendurar de maneira errada”, diz o profissional.
Além disso, ele alerta para o ferro desregulado. “O ferro comum causa brilho na peça, o que a estraga permanentemente. É muito deselegante usar um blazer ou uma calça com brilho nas costuras, proveniente do ferro de passar. Nas lavanderias, isso não acontece porque o ferro é especial e regulado na temperatura correta”, diz.
Trench coats, sobretudos e capas, roupas de inverno essenciais no armário, passam pelo mesmo problema, com o agravante que não secam direito pelo tamanho maior das peças ou não são passadas adequadamente, pelo mesmo problema. “O ideal é passá-las na mesa, se for o caso de fazê-lo em casa, observando-se o cuidado com as mangas, para não marcá-las”, finaliza Alaor.