Símbolos absolutos da sensualidade feminina, eles se tornaram grandes aliados na hora de compor um look ao estilo mulher poderosa. Porém, quando usados de maneira equivocada, também podem acabar com sua produção! Estamos falando dos decotes e das fendas, dois cortes que geralmente são alvos de polêmicas e críticas.
Decotes e fendas, quando usados da maneira correta podem valorizar seu corpo e o que você tem de melhor. Na hora de escolher o decote, a mulher deve sempre ter o cuidado de observar o tamanho do busto. Mulheres com seios pequenos ou médios podem escolher os decotes muito profundos e ainda assim ficar elegantes. Já para as que têm seios maiores é melhor que o decote não seja tão grande - nem tão apertado - para não cair na vulgaridade.
De acordo com a consultora de imagem e estilo Moara Gomes Neves, o segredo para acertar no visual é não exagerar e saber qual é o melhor tipo de decote e a fenda correta para seu tipo físico e para a ocasião.
Quanto aos decotes, Moara explica quais são os modelos:
V
"Este tipo valoriza todos os biótipos. É ideal para mulheres com seios grandes e também para os seios pequenos. Tem efeito de alongar a silhueta, porém devemos ter cuidado com a profundidade do corte, para saber se está adequado à idade e à ocasião."
Quadrado
"É mais indicado para mulheres com seios grandes, já que ajuda a disfarçar o volume. Para as mulheres com seios pequenos ele não é recomendado, pois causa o efeito de seios achatados."
Você viu?
U
"Ótimo para mulheres com seios pequenos, porque o tipo de corte dá a impressão de que são maiores. Nesse caso, as mulheres com mais seios não devem usar."
Canoa
"Este modelo aumenta os ombros, então quem já tem essa parte do corpo maior deve optar por outros formatos. Esse tipo também é indicado para as mulheres com quadril largo e seios pequenos porque equilibra a silhueta."
Tomara que caia
"É um modelo que valoriza o colo e os braços, mas não é bom para todos os tipos de corpos. É ideal para mulheres com seios pequenos ou médios e também dá impressão de ombros mais largos."
Decotes + fendas
Diferente dos decotes, que são vistos em praticamente todas as blusas ou vestidos, as fendas não são unanimidade nas peças. Até pouco tempo, costumávamos ver este tipo de corte apenas em vestidos de festas mais formais. Hoje as fendas ganharam as ruas e aparecem, principalmente, nos looks do dia a dia. Aí vem a dúvida: como usar e combinar com decote?
Para Moara, o segredo é o equilíbrio. “Quando colocar um decote muito grande em cima, diminua o tamanho da fenda embaixo e vice-versa”. Ou seja, se quiser um decote mais profundo, a fenda deve ser menor, agora se quiser uma fenda mais longa, é só diminuir o decote.
E o tamanho da fenda, como saber se é o ideal? A dica da consultora de imagem e estilo é bem simples: “Faça o teste da cadeira! Sente, cruze as pernas e repare se está de acordo com o que você queria. Se não aparecer nada que não gostaria de mostrar, você está pronta!”