Tamanho do texto

Vic Ferreira tem 18 anos e escreve ao iG Teen para falar sobre as descobertas e aventuras da vida na adolescência

Recentemente a instituição britânica Girlguiding realizou diversas pesquisas, que entrevistam anualmente meninas de 7 a 21 anos, sobre diversas questões do cotidiano feminino. Uma dessas pesquisas mostra, em porcentagem, que a pressão social para uma beleza “perfeita" e pelo corpo perfeito ainda impacta muito a vida das meninas. Apesar das pesquisas terem sido realizadas na Inglaterra, podemos facilmente trazê-las para nossa realidade.

Quem são e o que pensam as jovens da nova geração feminista

Existe uma pressão muito grande pelo corpo perfeito para as meninas jovens
Reprodução
Existe uma pressão muito grande pelo corpo perfeito para as meninas jovens

De acordo com as pesquisas: 66% das meninas entre 17 e 21 anos acreditam que não são bonitas o suficiente, 61% acham que precisam ser perfeitas e 59% acreditam que precisam perder peso para ter o suposto "corpo perfeito" . Além disso, o medo de que pessoas critiquem seus corpos faz com que 63% das meninas, na mesma faixa etária, parem de usar as roupas que gostam e ainda 55% parem de fotografar a si mesmas.

E entre as mais novas, as meninas de 7 a 10 anos, disseram que a melhor maneira de melhorar a vida de meninas e mulheres é parando de julgá-las.

Combate ao machismo começa na infância e dentro de casa

Dizem que as coisas estão mudando, que a beleza está ficando mais diversificada e temos cada vez mais representatividade, mas ainda não é o suficiente. Ainda somos bombardeadas com padrões novos de tempos em tempos. Ninguém diz que você precisa ser daquele jeito, mas se você não é, ou nem ao menos tenta ser, você carrega nas costas o julgamento de uma sociedade que decide quem é e quem não é bonito.

Na época da beleza Kylie Jenner , se você não tem bocão, sobrancelhas marcadas, curvas acentuadas e rostos finos, então talvez você não seja tão bonita assim. E você realmente começa a acreditar nisso: aumenta os lábios, diminui as bochechas, silicone, quilos de maquiagem, até você acreditar e fazer os outros acreditarem, que você pode sim se encaixar na perseguida perfeição.

+  Como será a beleza da mulher do futuro?

Mas ninguém é perfeito! Por mais que as fotos produzidas do Instagram tentem muito provar que sim, todo mundo olha no espelho pela manhã e encontra algum defeito, algo que mudaria. Não ter um corpo perfeito não te torna feia! Estas coisas só te tornam um ser humano. Sei que na prática as coisas são mais difíceis, mas é importante lembrar: na busca para ser quem querem que você seja, perde-se quem você é!

______________________________________________________________________________________________________

Vic Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen
Reprodução/Instagram
Vic Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen

* Victoria Ferreira tem 18 anos e escreve às quartas no iGTeen. Ela é do signo de Áries, fotografa iniciante e estudante do primeiro semestre de Jornalismo. Cupim de livros, rata da internet e viciada em séries. Gosta de conversar sobre tabus e assuntos que mais ninguém gosta de falar: "Para mim, os assuntos que as pessoas mais temem debater são os mais importantes". Vive em uma eterna discussão consigo mesma e sua cabeça nunca para. Foi exatamente por isso, que começou a escrever: para colocar esses pensamentos no papel, ou nas telas, melhor dizendo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.