Durante a gravidez, produtos voltados para o clareamento da pele, devem ser evitados
Divulgação
Durante a gravidez, produtos voltados para o clareamento da pele, devem ser evitados

A gestação é um momento de muitas mudanças na vida de uma mulher, especialmente no quesito corpo. Já que ele estará mudando para gerar uma nova vida, ter uma rotina de skincare se torna essencial para  manter a saúde da pele. Entretanto, existem alguns produtos e procedimentos que não são indicados para mulheres grávidas, devido aos riscos que podem oferecer ao feto. 

O ginecologista, professor do Centro Universitário de João Pessoa, Marcelo Gaudêncio Ponce, afirma que apesar do autocuidado ser muito importante para as futuras mães, é preciso prestar a atenção em alguns ingredientes presentes nos cosméticos, como os ácidos de uma maneira geral e principalmente os ácidos retinóicos, glicólicos, mandélicos, salicílicos e láticos acima de 10%.  

Entre no canal do iG Delas no Telegram e fique por dentro de todas as notícias sobre beleza, moda, comportamento, sexo e muito mais!

“Tratamentos feitos com esses ativos devem ser suspensos durante a gestação, como é o caso de clareamentos, tratamentos preventivos de sinais e peeling. Além de aumentarem a sensibilidade da pele, que fica mais reativa no período gestacional, os ácidos podem ser absorvidos e prejudicar o desenvolvimento do feto”, explica o especialista. 

Contudo, nem todo ácido precisa ser evitado. A empresária e idealizadora da marca de cosméticos veganos DE LA TERRE, Juliana Melo, explica que alguns ácidos podem continuar sendo usados. No entanto, ela ressalta que os ácidos voltados para o clareamento da pele devem ser suspensos. 

“Mas é importante entender também que nem todo ácido é vilão. O ácido hialurônico, por exemplo, não é um ácido clareador como ácido glicólico ou o salicílico. É um ácido preenchedor, ou seja, ele tem habilidade hidroscópica, isso significa que ele tem a capacidade de capturar moléculas de água no ar e retê-las, deixando essa umidade na pele. Por isso, as mamães podem usar e abusar do ácido hialurônico. Lembrando que esse é o único ácido que a mamãe pode utilizar nesse momento. Tanto na gravidez, quanto na lactação”, esclarece Melo. 


Quais cuidados com a pele são indicados para gestantes? 

Segundo Juliana Melo, as mulheres grávidas podem usar à vontade as vitaminas C, que além de melhorar a aparência da pele, também ajudam na melhora dos melasmas, tão comuns durante a gestação.

“A mamãe ela pode abusar de ativos antioxidantes como vitamina C, niacinamida, resveratrol, que são antioxidantes que vão ajudar muito, por exemplo, no clareamento de manchinhas, como melasma que acometem muitas mamães nessa fase da gravidez. E a vitamina C vai ajudar bastante a clarear o melasma”, indica a profissional. 

Acompanhe também perfil geral do Portal iG no Telegram!

O ginecologista Marcelo Gaudêncio Ponce também aponta que a hidratação da pele é fundamental neste momento para manter a elasticidade e evitar a flacidez da pele, que pode acontecer na barriga e nos seios da gestante. E enfatiza o uso de protetor solar, para evitar as manchas. 

“Com o desenvolvimento do feto e o ganho de peso, as regiões do abdômen e das mamas passam por um estiramento excessivo no período gestacional. Essas mudanças no corpo podem ocasionar estrias na gravidez e flacidez após o nascimento. Para prevenir os problemas e reforçar a elasticidade e a firmeza da pele, uma hidratação adequada é fundamental nessa fase. Entre os ativos seguros para as gestantes, estão a manteiga de karité e os óleos vegetais, como o de amêndoas e o de girassol. Além de hidratar, eles conservam a barreira protetora da pele”, diz o médico. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!