Skincare para grávidas: cuidados essenciais e componentes para evitar

Uma preocupação frequente de mulheres grávidas é como continuar cuidando da pele durante a gestação sem causar prejuízos à saúde do bebê, já que alguns dermocosméticos podem ser absorvidos pela pele e cair na corrente sanguínea.

Mas é possível continuar se cuidando de forma segura seguindo orientações do médico que acompanha o bebê e de uma especialista em beleza.

Os cuidados com a pele na gravidez são os mesmos da rotina de skincare: limpeza, hidratação e fotoproteção e até tratamento anti-idade. “A principal diferença é que alguns princípios ativos não podem ser usados porque são perigosos tanto para a reação da pele da gestante, que já está mais sensível, como para o feto”, explica a biomédica Ana Clara Brathwaite.

O que pode ser usado?

De acordo com a especialista é preciso investir em ativos que promovam a hidratação, tragam água e evitem que a pele perca água, tanto no tratamento facial como corporal. Manteiga de karité, glicerina, óleos minerais, como o óleo de amêndoas são muito indicados.

“Para tratamento da pele, a vitamina C, que é clareadora, pode ser usada em concentração menor que 10%. A vitamina E também pode ser usada e muitas gestantes usam bastante o ácido azelaico (Azelan), que trata acne e também manchas e oleosidade. O ácido hialurônico, que é hidratante e rejuvenescedor também pode ser usado com segurança durante a gestação”, explica Ana Clara.

O que NÃO pode ser usado?

A principal contraindicação é para ativos que podem sensibilizar a pele da gestante e também aumentar a penetração de algum outro ativo que podem ter risco para a gestação. A ureia é um ativo extremamente hidratante, e muito usado em áreas ressecadas, mas durante a gestação é contraindicada já que os cremes de farmácia possuem alta concentração dela.

“Ativos como o ácido retinóico e derivados, como por exemplo Roacutan ou a isotretinoína oral, são extremamente contraindicados porque eles são teratogênicos, ou seja, eles passam para o feto e podem causar má formação. O ácido salicílico não pode ser usado porque ele sensibiliza a pele e, em alta concentração, também pode ser teratogênico".

"A hidroquinona oferece perigo ao feto e eu também contraindico o uso do alfa arbutin porque ele é derivado da hidroquinona e no organismo será convertido em hidroquinona”, afirma Ana Clara.

Então qual o passo a passo de cuidados seguro para a gestante?

Limpeza

Com o aumento da produção de hormônios, a pele pode ficar mais oleosa e causar o surgimento de acne. Por isso, a limpeza da pele é um passo fundamental e Ana Clara indica o uso de sabonetes mais neutros, com componentes mais naturais ou para peles sensíveis, como Suavié, da Darrow.

Hidratação

Os cremes corporais com óleos na sua composição ajudam a evitar o estiramento das fibras de colágeno e elastina, que podem se romper e causar estrias.

Hidratação

Alguns cremes indicados pela especialista são o Milk, da Nivea por seu alto poder hidratante; Mustela, da Isdin, e Elastcream, da Adcos, porque são antiestrias. Já para a hidratação facial, Ana Clara indica Mineral 89, da Vichy, Hualy B5 da Principia. Para tratamento, a especialista indica Vitamina C da Principa, da Creamy ou da Dermage (Improve C 10)

Não esqueça do protetor solar!

Por causa do aumento do risco de manchas de acne e melasma, a fotoproteção é extremamente importante durante a gestação, inclusive é indicado evitar exposição exagerada.

Não esqueça do protetor solar!

Ana Clara indica o uso de protetores físicos, como chapéus e roupas com FPS acima de 50 e precisa ser uma proteção de amplo espectro, UVA e UVB. Os protetores químicos que ela indica são Photoage da Dermage e Photoderm Cover Touch da Bioderma.

Quer mais?

Agora você pode acompanhar todos os conteúdos do iG Delas pelo nosso canal do Telegram. Clique no link para entrar no grupo!

Ainda não acabou!

Siga também o portal do iG.