pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) mudou os planos de muita gente. Reuniões e comemorações familiares, por exemplo, precisaram ser adiadas ou até adaptadas para plataformas online. A situação é incômoda, mas a vantagem é que os adultos conseguem entender e se adaptar. Se você tem filho pequeno, sabe como isso pode ser um problema em casa, principalmente se ele faz aniversário nessa época.

A sugestão é fazer uma comemoração simples com quem mora na mesma casa que a criança e fazer chamadas de vídeo com outros familiares
Pexels
A sugestão é fazer uma comemoração simples com quem mora na mesma casa que a criança e fazer chamadas de vídeo com outros familiares

Foi o que aconteceu na família de Amanda Marinho. A dona do buffet Lugar 166, em São Paulo, já havia planejado a festa de aniversário da filha Sofia quando precisou cancelar por conta do novo coronavírus . “ A festa da Moana [personagem da Disney] estava sendo planejada há meses, mas a chegada do vírus acabou mudando nossos planos e adiando a festa”, relata.

A mãe fala que a pequena ficou chateada e demorou para entender, mas a família fez questão de explicar a situação de diferentes maneiras. Segundo o psicólogo Alexandre Bez ao Delas, esse é o caminho: “Quando falamos com crianças, em primeiro lugar temos que adequar nossa fala para a mesma linguagem delas. Explicar de um jeito que elas compreendam que a intenção não é castigar”. 

Leia também: Como ajudar as crianças a entender a quarentena?

É preciso deixar claro para a criança que ela não é culpada por não ter uma festa de aniversário com convidados esse ano. “Independentemente do tipo ou da qualidade da festa, a abstenção pode causar um pequeno trauma e gerar conflito. A melhor forma de amenizar essa situação é a explicação”, acrescenta. 

Você viu?

Como lidar com a frustração?

Explicações positivas a atenciosas são o primeiro passo para lidar com a frustração da criança. “Após essa conduta ideal, é legal, se possível, que se realize uma pequena confraternização em casa”, sugere o psicólogo. 

Alexandre convida os pais a usarem a criatividade para marcar a data de uma forma especial. Para isso, podem desenvolver atividades com a criança, como pinturas, jogos e brincadeiras, fazendo com que eles se sintam amados. “Informar a criança que ela poderá (quando for possível) fazer uma festa fora de época também ajuda”, diz. 

Leia também: Quarentena com as crianças: 9 atividades para fazer em casa

Envolva os familiares

Mesmo à distância, é possível reunir a família em uma chamada de vídeo para desejar feliz aniversário e comemorar a data. “A interação online é muito interessante no sentido em entreter as crianças.  Se puder passar para a TV a tela do celular é muito válido também. Se a conexão for complicada, peça para seus familiares que enviem vídeos desejando feliz aniversário com mensagens positivas a criança”, sugere Alexandre. 

Na casa de Amanda, a família comemorou o aniversário de Sofia com uma festa simples com os pais e o avô. “Uma tia também mandou via aplicativo um bolo que ela gosta com uma carta de felicidades e isso foi o suficiente para transformar o dia dela, porém pretendemos realizar uma festa maior e com convidados depois da quarentena”, diz.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!