Tamanho do texto

Segundo a mãe, alguns pedaços de batata foram suficientes para acabar com a febre da criança; será que isso funciona de verdade?

Ver uma criança com febre é sinal de alerta, e uma mãe viralizou no Twitter com um truque caseiro para lidar com a temperatura elevada do filho. Segundo a mulher, alguns pedaços de batata ajudaram com a situação. 

colar de batata para febre arrow-options
Reprodução/Twitter
Colar de batata para abaixar a febre? Sim, tem gente que defende isso!

Leia também: Tem um bebê com febre? Saiba quando é preciso levar ao hospital

No rede social ela diz que colocou no pequeno um colar formado por pedaços do tubérculo para abaixar a febre da criança, truque que aprendeu com a avó. "Isso realmente funciona. Ontem Nolan estava com 39ºC de febre e agora está com 36,7ºC", completa a mãe. 

O post foi compartilhado pelo site "Bored Panda" e, no momento da reportagem do portal, já havia ultrapassado os 27 mil likes e somado quase 6 mil retuítes. 

Leia também: Roséola é comum durante a infância; saiba os sintomas e quais cuidados ter

Truque caseiro para abaixar a febre realmente funciona?

Ao que tido indica, como ressalta o Bored Panda, é que o truque da mãe não é tão eficiente assim. A mulher fala também que a batata acabaria com a febre e até ficaria preta nesse processo, já que "sugaria" as toxinas. Entretanto, o tubérculo fica mais escuro apenas por estar em contato com o ar e, com isso, acaba oxidando.  

O que pode ter acontecido é que o corpo da criança reagiu e, sozinho, conseguiu lidar com a febre. 

Nos comentários, muitos usuários criticaram e zombaram da ideia da mãe. Outros compartilharam outros truques mirabolantes, como colocar rodelas de cebola na meia para abaixar a temperatura do corpo. 

Leia também: Quando devo levar meu filho ao pronto-socorro? Veja sintomas e casos urgentes

Porém, o mais indicado em casos de febre , principalmente se for alta, é procurar um médico.