O parto é uma experiência que impacta diretamente no corpo da mulher. Mas enquanto muitas mães estão focadas nas contrações e se preparando para dar à luz, algo pode estar acontecendo sem que elas percebam: o movimento dos ossos.

Leia também: Parto empelicado em cesárea: fotos de bebê em bolsa amniótica impressionam

a 'abertura das costas' é um processo normal que acontece durante o parto para que o bebê nasça com mais facilidade
Reprodução/Instagram/northdallasdoulas/
a 'abertura das costas' é um processo normal que acontece durante o parto para que o bebê nasça com mais facilidade

Esse fato (que é completamente normal) ficou claro em uma foto que viralizou nas redes sociais. Na imagem, é possível ver a grávida em posição para o parto normal enquanto as médicas estão esperando pelo bebê . É possível ver uma elevação em sua lombar, o que pode ser explicado pela forma como o corpo da mulher se adapta ao parto. 

Clique na foto abaixo para ver: 


Você viu?

Leia também: Concurso internacional elege as melhores fotos de parto, pós-parto e gravidez

"Você consegue ver a elevação nas costas dela? Isso é losango de Michaelis", escreveu a página Tangi Birth Services no Facebook. "Durante o segundo estágio do parto, uma combinação de ossos, incluindo o seu sacro (osso grande e triangular localizado na base da coluna vertebral) se movem para trás, aumentando o diâmetro da sua pélvis."  

"Isso é chamado de 'abertura das costas'. Isso é completamente normal e é, de fato, uma parte integral de um nascimento que permite que o bebê tenha o máximo de espaço que ele precisa para vir ao mundo. Para facilitar que a abertura aconteça, você deve usar posições ativas onde fica na vertical e inclinada para a frente."

A página ainda explica que enquanto a pélvis da mulher está se abrindo, a cabeça do bebê está se moldando e mudando de forma para encaixar nos ossos pélvicos. "Seu corpo é feito para fazer isso. Seu corpo e seu bebê trabalham juntos! O parto não é algo para se ter medo, mas para ser compreendido", finaliza

Leia também: Bebê segura o dedo de obstetra em parto cesárea e registro emociona

A foto foi originalmente publicada pela Associação de Doulas North Dallas, dos Estados Unidos, em janeiro, mas voltou a chamar atenção quando a página Tangi Birth Services repostou no Facebook e explicou todo o processo que chamam de "abertura das costas". A imagem viralizou, recebendo mais de 50 mil compartilhamenos, 41 mil curtidas e 22 mil comentários. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!