Se você tem filho ou convive com alguma criança, provavelmente já ouviu falar sobre o slime – uma verdadeira febre entre os pequenos. O brinquedo é uma geleca colorida feita com ingredientes como bicarbonato de sódio, ácido bórico e cola branca ou de isopor. O slime caseiro também pode ter adição de espuma de barbear, xampu, sabão em pó e corantes.

Leia também: Mão na massa! 7 ideias de brinquedos caseiros para fazer com as crianças

Por conter uma série de componentes químicos, o slime caseiro pode causar reações alérgicas e irritativas nas crianças
shutterstock
Por conter uma série de componentes químicos, o slime caseiro pode causar reações alérgicas e irritativas nas crianças

Apesar de ser uma brincadeira simples e barata, é preciso ligar o alerta. Nelson Guilherme Bastos Cordeiro, alergista e imunologista do Departamento Científico de Dermatite Atópica e de Contato da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), explica que, como a receita do slime caseiro não tem medidas padronizadas, a massinha pode causar reações irritativas e até alérgicas.

O especialista fala que, como as crianças tem a pele mais sensível, o contato prolongado com a geleca pode ser prejudicial, principalmente quando leva substâncias com o pH mais elevado (básico) na receita.

“Dentre essas substâncias, destaca-se a metilisotiazolinona ou kathon CG encontrada em cosméticos, xampus, gel de barba, espuma de banho e amaciante de roupa, ingredientes muitas vezes utilizados na confecção do slime” explica.

Dessa forma, seja na hora de fazer a receita ou durante a brincadeira, o contato com todos esses componentes químicos pode ser prejudicial às crianças. Segundo Nelson Cordeiro, a reação mais comum ao slime é a dermatite de contato por irritante primário.

Geralmente, as gelecas que causam isso levam ingredientes como espuma de barbear, sabão em pó e amaciante na receita. Nesse caso, a criança vai sentir coceira, sensação de dor e queimação em algumas regiões do corpo.

Leia também: Guia básico de primeiros socorros em crianças

O alergista e imunologista explica que outra reação muito comum é a irritação nos olhos. Além disso, uma das consequências mais graves do contato com o slime caseiro é a queimadura, especialmente nas mãos, causada pelo borato de sódio ( bórax ).

Você viu?

O produto é classificado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) como altamente tóxico e é usado na fabricação de produtos de limpeza e inseticidas. Para o preparo do slime em casa, o bórax costuma ser diluído em água.

Além da queimadura, o  borato de sódio , se ingerido, é facilmente absorvido pelo estômago e, segundo a dermatologista Daniela Leal, pode causar náuseas, vômito, dor e diarreia. A profissional ainda acrescenta que o contato excessivo com o slime pode causar, em casos extremos, comprometimento neurológico.

Na possibilidade de qualquer um desses sinais, Daniela orienta que os pais imediatamente afastem o brinquedo da criança e lavem a área com água abundante e sabão neutro. “Na sequência, hidratar a pele afetada e procurar um pediatra ou dermatologista”, completa.

Ela comenta que os pais cuidem para evitar que a criança brinque com o slime quando estiver com algum machucado nas mãos, já que o bórax penetra facilmente na pele ferida ou esfolada.

É possível fazer slime caseiro de forma segura?

Profissionais recomendam não usar o bórax na receita do slime caseiro, além de fazer o procedimento com luvas
shutterstock
Profissionais recomendam não usar o bórax na receita do slime caseiro, além de fazer o procedimento com luvas

Diante de tantos riscos, é preciso muito cuidado e atenção na hora de fazer o slime caseiro. A recomendação de Nelson Cordeiro é não usar o bórax. Segundo o especialista, uma mistura de bicarbonato de sódio com água boricada pode ser menos agressivo para a pele. Ele também recomenda usar luva durante o procedimento e sempre lavar e hidratar as mãos após o contato com a massinha.

No entanto, o profissional reforça que o mais indicado é comprar o slime industrializado. “É mais seguro. A indústria coloca proporções padronizadas, então, as concentrações são padronizadas e isso diminui o risco”, explica. Dessa forma, a possibilidade de reação é bem menor.

Leia também: Saiba como tirar manchas com vinagre, gelo e mais

Como tirar o slime do cabelo, roupa e sofá?

Seja industrializado ou caseiro, um dos dramas dos pais é sobre como tirar o slime do cabelo, roupa e móveis. Afinal, a massinha grudenta pode manchar e ficar preso no tecido e nos fios.

Se grudar no cabelo, Daniela Leal recomenda lavar com água morna e tentar soltar ainda no chuveiro. “Aplicar condicionador sobre ele ajuda a dissolver e soltar mais fácil. Depois, lavar com xampu habitual”, explica.

No caso das roupas, o slime caseiro ou industrializado pode ser tirado com vinagre.  Provavelmente, o corante ainda vai ficar no tecido, mas, para retirá-lo, basta lavar normalmente. Já no caso do sofá, você pode usar uma receita caseira feita com sabão líquido e água quente. Deixe o produto agir por um tempo e, com a ajuda de uma escovinha, remova a massinha.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!