Colocar um tapete nos cômodos da casa traz vários benefícios. Além contribuir de forma positiva na decoração e deixá-la mais elegante e aconchegante, a peça - principalmente o modelo felpudo - também serve para aquecer os ambientes nos dias mais frios. Diante disso, o ideal é que ela esteja sempre limpa e, por isso, é importante saber como realizar a limpeza de tapetes no caso de derramar algo ou avistar uma mancha.

Leia também: 7 erros: especialistas dizem o que você não deve fazer na hora de limpar manchas

Derrubou esmalte, vinho ou alguma outra bebida alcoólica? Veja como remover as manchas e fazer a limpeza de tapetes
shutterstock
Derrubou esmalte, vinho ou alguma outra bebida alcoólica? Veja como remover as manchas e fazer a limpeza de tapetes

Por ser um item que absorve sujeitas e líquidos com muita facilidade, é fundamental ter conhecimento de quais produtos podem ser usados na limpeza de tapetes para remover os mais diferentes tipos de manchas. Tudo isso sem prejudicar o aspecto, a aparência e a composição da peça.

Para ajudar nesse processo, a Camesa, marca de cama, mesa, banho e decoração, separou algumas dicas, com produtos no dia a dia, que vão ajudar no processo. Confira e saiba o que fazer em diferentes casos:

1. Bebidas alcoólicas 

Derramou vinho, cerveja ou alguma outra bebida alcóolica e viu a mancha se formar? Para removê-la, misture um copo de vinagre com água fria e pulverize sobre a sujeira. Na hora de retirar o excesso, utilize papel toalha.

2. Óleo

Muita gente opta por ter um tapete na sala de jantar e, com isso, o item fica ainda mais suscetível à sujeira, principalmente durante as refeições. Um dos produtos que podem manchar a peça é o óleo. Se isso acontecer, aplique creme de barbear e deixe secar. Em seguida, passe um pano úmido para que fique limpo por completo.

Leia também: Como lavar roupa branca? Veja dicas e aprenda a tirar manchas e clarear as peças

3. Chiclete

Deixou cair a goma de mascar e está pensando em como retirá-la? O processo é simples, rápido e fácil. Para desgrudar, basta endurecê-la com um cubo de gelo e utilizar uma faca para fazer a raspagem. 

4. Tinta de cabelo

Enquanto algumas mulheres preferem ir ao salão para pintar os fios, outras já optam por realizar o procedimento em casa. Diante disso, se a tinta cair e deixar o tapete manchado, faça uma mistura com uma colher de detergente, uma de vinagre branco e dois copos de água morna. Em seguida, esfregue a mancha com uma esponja ou pano molhado. Depois, passe um pano seco.

Quais cuidados ter com a limpeza de tapetes no dia a dia?

No dia a dia, é importante também cuidar da limpeza de tapetes para deixá-los o mais longe possível das sujeiras
shutterstock
No dia a dia, é importante também cuidar da limpeza de tapetes para deixá-los o mais longe possível das sujeiras

Em entrevista prévia ao Delas , Francesca Alzati, sócia-diretora da By Kamy, explica como limpar os tapetes no dia a dia.

Para tirar o pó, a recomendação é usar uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó em nível baixo para os peludos e nível médio nos demais modelos. Lembre-se de passar no sentido do pelo. 

Confira outros cuidados com a limpeza de tapetes .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!