Tamanho do texto

Uma pesquisa do site Channel Mum indicou as desculpas mais comuns dos homens e reação das mães por não terem o companheiro nesse momento

Seu marido estava ao seu lado quando o filho de vocês veio ao mundo, segurando sua mão ali na sala de parto? Um estudo recente aponta que um em cada cinco pais não participam do nascimento do filho, e as desculpas dadas pelos homens para não estarem presentes nessa ocasião merecem destaque. 

Leia também: Pais cuidam de bebê 10 dias após sua morte

bebê assustado
shutterstock
Como assim meu pai não estava lá quando eu nasci? Veja as desculpas mais comuns dos homens


A pesquisa realizada pelo site Channel Mum , do Reino Unido, expôs as desculpas mais comuns dadas pelos pais para não estarem presentes no momento do parto . Entre elas, estão congestionamento, eventos ou viagens profissionais e doenças.

Um em cada cem pais disseram que não compareceram ao nascimento por causa de uma partida de futebol “importantíssima” que estava sendo transmitida, aponta o levantamento. 

Leia também: Escola simula formatura em hospital para pai ver filha formada antes de morrer

Quem você quer ao seu lado no parto?

Mulher na sala de parto
shutterstock
A mulher tem o direito de escolher quem quer ao seu lado no parto, e nem sempre o pai da criança é a primeira opção


Em relação às mães, quatro em cada dez afirmaram que perdoariam o companheiro por se ausentar do nascimento do filho se o motivo fosse um imprevisto. Três em cada dez garantiram apoiar o pai caso ele escolhesse não presenciar a mulher dando à luz .

“Enquanto a maioria dos pais está desesperada para ver seu filho nascer, alguns admitem que não lidam bem e optam por ficar longe. Há outros casos em que as mães preferem o apoio de outros membros da família como a mãe, irmã ou até mesmo um melhor amigo”, explica a porta-voz do site, Siobhan Freegard.

Leia também: Após traição, chinesa prova que é possível ter gêmeos de pais diferentes

“Decidir quem está com você quando vai dar à luz é uma das decisões mais pessoais que você toma e não há resposta certa ou errada”, acrescenta ela. “A maioria das mães é incentivada a fazer planos de parto , mas, como mostra este estudo, nem todos os partos seguem o plano” complementa Siobhan.

A pesquisa sobre as desculpas dadas pelos homens, conduzida pelo portal, contou com a participação de 2 mil pais.