Tamanho do texto

Outros bebês já haviam nascido após um transplante de útero, mas essa é a primeira vez que uma criança vem ao mundo após transplante feito por robôs

Uma sueca se tornou a primeira mulher a dar à luz depois de ter passado por um transplante de útero feito por um robô. O parto aconteceu na segunda-feira (8) e o bebê nasceu saudável, o que prova o sucesso do procedimento.

Leia também: Parto surpresa! Mãe dá à luz em posto de gasolina no meio da estrada

parto
Reprodução/Universa
A mulher sueca teve parto tranquilo e bebê nasceu saudável. Médicos comemoram o sucesso do procedimento


A cirurgia do transplante de útero, realizada em 2017, ocorreu no Sahlgrenska Academy Hotel, na Universidade de Gotemburgo, na Suécia. De acordo com informações do Daily Express , 15 bebês já nasceram após um transplante desse órgão, mas este é o primeiro parto feito posteriormente a um procedimento assistido por um  robô .

Leia também: Mãe transmite parto natural e na água ao vivo no YouTube

Os médicos afirmaram que a mãe e o recém-nascido passam bem. “É uma sensação fantástica entregar um bebê tão especial. Fazer parte de todo o processo, desde o primeiro encontro com o casal até o transplante, e agora ver a alegria de todos quando o que queríamos se tornou realidade é maravilhoso”, destaca um dos médicos.

Leia também: Mães resumem a hora do parto em um GIF

O transplante de útero foi  feito por meio de braços robóticos, guiados pelos cirurgiões, e uma imagem 3D do abdômen da mulher. Agora o parto bem sucedido e o nascimento de um bebê saudável coroam a técnica. “Pela primeira vez, estamos mostrando que a técnica cirúrgica menos invasiva assistida por robôs é praticável”, completa o médico. 

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.