Manter a organização da casa quando se tem filhos não é fácil. Agora imagine o desafio de deixar tudo em ordem quando se tem 16 filhos. Parece impossível, não é? Jeni Bonell, da Austrália, é mãe de 16 e revela que com algumas regras é possível manter o ambiente limpo e organizado.

Leia também: Manter a casa organizada é possível; veja como deixar cada cômodo em ordem

Manter a limpeza e a organização da casa com 16 filhos não é tarefa fácil, mas mãe e pai criaram mecanismos para isso
Reprodução/Facebook
Manter a limpeza e a organização da casa com 16 filhos não é tarefa fácil, mas mãe e pai criaram mecanismos para isso

Jeni e seu marido, Ray, têm um canal no YouTube e uma página no Facebook onde compartilham a rotina com 16 filhos. Recentemente, Jeni dividiu com seus seguidores as regras para manter a organização da casa com tantos filhos.

Leia também: 12 ideias para fazer seu filho adolescente ajudar em casa

Rotina de organização da casa

Para manter a organização da casa, Jeni incluiu todos os filhos nas tarefas domésticas e criou uma tabela
Reprodução/Facebook
Para manter a organização da casa, Jeni incluiu todos os filhos nas tarefas domésticas e criou uma tabela

Ao todo, os filhos têm idades entre 4 e 29 anos. Em entrevista ao Daily Mail , Jeni conta que a partir dos 8 anos eles passam a fazer parte da rotina de organização e limpeza da casa . A mãe fala que a família tem uma rotina bastante rígida. Em casa, há uma série de placas com muitas regras.

“Arrume a sua cama antes de tomar café da manhã”, “Roupas devem ser dobradas e guardadas”, “Guarde seus sapatos nas caixas”, “Aspire o quarto duas vezes por semana”, “Guarde todos os brinquedos e mantenha o chão limpo”, são algumas delas.

Há também uma lista de tarefas domésticas que devem ser realizadas durante toda a semana para ter certeza de que todos cumprirão seus deveres para manter tudo em ordem. “Fizemos uma lista quando tínhamos seis ou sete filhos. Eu era uma dona de casa e meu marido estava trabalhando duro”, fala Jeni. “Eu sentia como se não ensinasse as crianças como ajudar dentro de casa”, completa.

Leia também: Como envolver as crianças nas tarefas domésticas

A mãe fala que as tarefas funcionam de forma rotativa, para que todos aprendam a fazer tudo. Ela ainda comenta que nem todos os filhos gostam desse esquema, mas eles reconhecem que há muito a ser feito em uma família tão grande e, por isso, precisam se organizar.

Essa rotina de organização da casa já tem reflexos positivos nos filhos. Jeni fala que sua filha de doze anos já sabe fazer um jantar para mais de 10 messes sem precisar de muita supervisão. “Estou muito orgulhosa das crianças. Elas são muito independentes e habilidosas”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!