Conciliar a maternidade e o trabalho não é nada fácil, principalmente quando se é mãe de um recém-nascido. Para retratar essa dificuldade, a norte-americana Kasey Jones tirou algumas fotos mostrando como é puxado precisar trabalhar e tirar leite ao mesmo tempo.
Leia também: Dupla jornada: dicas para conciliar o trabalho e a maternidade
Artista, educadora e mãe, Kasey tem lutado todos os dias para conseguir equilibrar todas as tarefas desde a chegada do segundo filho. Para ironizar essa dificuldade de tirar leite no trabalho, ela criou uma roupa feita de bolsas de leite materno.
Em entrevista ao “The Huffington Post” , ela conta que fez a obra de arte pensando no fato de que os Estados Unidos ainda são o único país desenvolvido que não garante a licença-maternidade remunerada.
Leia também: Home office é a solução encontrada para conciliar trabalho e cuidado de filhos
As dificuldades em tirar leite e trabalhar ao mesmo tempo
Kasey relata que quando as mulheres estão alimentando, é como se elas fossem uma fábrica de comida. “Você fica acordada a noite inteira alimentando seu bebê. Acorda mais cedo para começar a bombear leite para que ele tenha comida o suficiente enquanto estiver fora”, diz.
“Você vai trabalhar sem dormir, cansada, trabalha, bombeia, trabalha, bombeia. Então você chega em casa e faz tudo de novo”, completa. Além de ser algo exaustivo, algumas mães são julgadas por fazer isso no trabalho . No entanto, não há outra escolha, já que precisam voltar a trabalhar.
“É desanimador saber que a maioria das mães não tem escolha e são forçadas a trabalhar mesmo em tempo integral além de cuidar de uma criança”, comenta.
Leia também: 47% das mulheres já se sentiram rejeitadas para emprego por conta da maternidade
“Isso é um desserviço para a humanidade; para a saúde física e mental das pessoas que estão nesse estado transitório: mãe, pai, filho. Precisamos valorizar o autocuidado tanto quanto valorizamos o dinheiro”, defende.
Na tentativa de mudar esse cenário, Kasey usa a sua arte para chamar a atenção para a questão. Para ela, é urgente que a sociedade reconheça isso e tome medidas para garantir um ambiente seguro e de apoio às mães que precisam tirar leite , trabalhar e cuidar dos filhos ao mesmo tempo.