Lidar com o corpo pós-parto não é simples. São estrias, flacidez e curvas que não estavam ali antes do bebê nascer. Para ajudar as mulheres nesse processo de aceitação, a marca “Mothercare”, do Reino Unido, está promovendo uma campanha que mostra os diferentes corpos após o nascimento do bebê.
Leia também: O que as famosas têm a ensinar sobre as mudanças no corpo e barriga pós-parto
Um pesquisa feita pela marca aponta que 80% das mães de recém-nascido admitem que se comparam com o corpo pós-parto de mulheres famosas, que costumam entrar em forma logo após darem à luz. A ideia da campanha é romper com essa ideia e reafirmar que cada corpo é único com suas marcas.
Relatos sobre o corpo pós-parto
As imagens estão sendo compartilhadas no Instagram com um relato de cada mãe sobre a forma como elas se relacionam com a nova forma que seus corpos tomaram após o nascimento de seus filhos.
Veja alguns relatos:
Leia também: "Não percebi como seria julgada", diz mãe sobre gravidez e pós-parto 'plus size'
“Logo após dar à luz, eu senti como se o meu antigo corpo tivesse morrido e minha confiança foi lá para o chão. Eu levei vários meses para deixar o meu parceiro me ver pelada. Eu nem acredito no quanto fiquei envergonhada. Hoje, estou aprendendo que esse é um novo corpo. Minhas cicatrizes e marcas me lembram de que sem elas eu não teria o meu filho”, diz Tesha, 26 semanas após o parto .
“Quando ouvi falar da campanha, me senti inspirada a fazer parte desse movimento. Eu sinto que as pessoas precisam colocar menos pressão nas mães para voltar aos seus corpos de antes da gravidez e se preocupar mais com a sua saúde mental, emocional e física, para que elas possam viver uma vida plena para dar amor e cuidar daquela nova vida”, fala Nardy, 20 semanas após o parto.
“A minha inspiração para fazer parte desse projeto é mostrar aos que estão ao meu redor que as estrias e o ganho de peso não nos define, que devemos abraçar a nossa força e a nossa beleza”, comenta Eleanor, 14 semanas após o parto.
“Eu quis fazer parte dessa campanha para mostrar às pessoas que é normal ter um corpo com marcas, estrias e flacidez após o parto. Eu quero mostrar que o bebê é mais importante que as marcas”, diz Keisa, 17 semanas após o parto.
Leia também: Barriga no pós-parto: mãe com flacidez defende o que é beleza de verdade
A repercussão da campanha tem sido positiva. Nos comentários das fotos, outras mulheres dizem se identificar com os relatos e comentam sobre a importância de existir uma campanha como essa, celebrando os diferentes tipos de corpo pós-parto .