Atualmente, ficar poucos minutos longe dos smartphones parece um desafio. E quando falamos sobre crianças e adolescentes, isso passa a ser ainda mais preocupante. O norte-americano Nick Herbert percebeu que seu filho era exatamente assim e que o ignorava para ficar conectado. Diante disso, ele criou um aplicativo que bloqueia o aparelho telefônico até que a criança ou adolescente retorne a ligação dos pais.

Leia também: 10 aplicativos gratuitos para crianças

A ideia do aplicativo
shutterstock
A ideia do aplicativo "ReplyASAP" é que crianças e adolescentes respondam os pais o mais rápido possível

Chamado de ReplyASAP, o aplicativo “assume” o telefone da pessoa até que ela responda a mensagem que foi enviada. A mensagem aparece na tela e fica lá até que seja respondida. Além disso, a função faz um ruído contínuo, mesmo que o celular esteja em silêncio, que só para quando você interage com a mensagem. A ideia é que crianças e adolescentes respondam e liguem para os pais o mais rápido possível.

“A ideia nasceu de frustrações pessoais com os aplicativos de mensagens atuais”, diz o pai ao “Mirror” . Para ele, a comunicação com o filho não estava acontecendo da forma como gostaria. “Eu comprei um smartphone ao meu filho, Ben, para pudesse contatá-lo quando ele não estivesse na escola”, relata. Porém, a solução para a comunicação entre eles acabou se tornando um problema, já que Ben começou a usar o celular para brincar e assistir vídeos. Foi aí que surgiu a ideia do ReplyASAP.

Leia também: Como restringir o uso dos aparelhos eletrônicos entre as crianças?

“Durante o processo de desenvolvimento, falei com Ben e expliquei a ele o pensamento por trás desse mecanismo. Ele gostou da ideia, já que não perderá mais as mensagens importantes”, conta.

ReplyASAP foi lançado em agosto de 2017 no Google Play e já teve mais de 75 mil downloads. A função está disponível apenas para celulares com o sistema operacional Android. Apesar de ser gratuito, algumas funções podem ser liberadas mediante a um pagamento.

Leia também: Quando dar um smartphone ao filho?

Polêmica do aplicativo

Aplicativo
Reprodução
Aplicativo "controla" o aparelho telefônico e emite um ruído até a pessoa interagir com a mensagem enviada por ele

A princípio, a ideia pode ser bastante interessante para alguns pais. No entanto, o aplicativo causou polêmica. Algumas pessoas questionam se essa é a melhor forma de educar os filhos, já que se baseia no controle do celular e de certa forma invade esse espaço das crianças e dos adolescentes. Além disso, outras acreditam que o aplicativo pode ser usado por parceiros em relacionamentos abusivos como uma forma de controle.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!