Na semana passada, na quinta-feira (18),  Mayra Cardi deu à luz Sophia, sua primeira filha com o marido Arthur Aguiar, e chamou a atenção por ter tido um trabalho de parto que durou cinco dias. Nesta semana, na terça-feira (23), ela voltou a ser assunto nas redes, dessa vez, por conta de uma complicação no pós-parto.

Mayra Cardi compartilha nas redes sociais caso de complicação no pós-parto por não seguir recomendação médica
Reprodução/Instagram
Mayra Cardi compartilha nas redes sociais caso de complicação no pós-parto por não seguir recomendação médica

Em sua conta no Instagram, a empresária e life coach explicou que, por falta de repouso, ela teve uma complicação no pós-parto , causando inflamação no corte da cesárea. Ela ainda afirma que se não seguir as recomendações de sua médica à risca poderá passar por uma nova cirurgia.

Segundo Mayra, sua médica explicou que a inflamação aconteceu porque ela continuou com a rotina normalmente, sem fazer os repousos recomendados. No entanto, o pós-parto de uma cesárea exige cuidados especiais e diferentes de um parto natural .

De acordo com a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler, mulheres que passaram por uma cesariana precisam ter um cuidado redobrado nos primeiros quinze dias após o parto para evitar que tenha abertura eventual de alguns pontos. No caso daquelas que passaram por um parto natural, as restrições aos movimentos são menores, já que não houve cirurgia. 

Assim como Mayra, a inflamação pode acontecer no pós-parto  tanto por falta de repouso quanto pela imunidade baixa. "Reforçamos uma  alimentação nutritiva e a manutenção das vitaminas por mais quatro meses após o parto para auxiliar no combate a alguma infecção", explica Maria Elisa.

A especialista ainda completa dizendo que se a paciente tiver uma imunidade baixa e não respeitar o horário dos antibióticos e anti-inflamatórios prescritos, ela pode desenvolver um quadro de infecção generalizada, podendo ser internada para tomar antibióticos mais fortes e intravenosos no hospital.

Como evitar complicação no pós-parto?

Complicação no pós-parto de cesárea como a de Mayra Cardi pode ser evitada com repouso e alimentação adequada
Reprodução/Instagram
Complicação no pós-parto de cesárea como a de Mayra Cardi pode ser evitada com repouso e alimentação adequada

Alguns cuidados são necessários para evitar problemas após dar à luz. "Independente de parto normal ou cesariana a mulher necessita do repouso, pois todas as alterações hormonais passadas após o parto podem interferir em seu humor e cuidados com o bebê", explica a ginecologista e obstetra.

Além disso, Maria Elisa recomenda para o  pós-parto uma alimentação saudável e equilibrada, horas de descanso suficiente para produzir leite e tranquilidade para que a descida do leite seja eficaz para o bebê. 

E no caso de qualquer alteração, buscar ajuda médica é fundamental para garantir a saúde da mãe e do bebê, evitando uma complicação no pós-parto . "Quando damos a alta hospitalar para as pacientes sempre reforçamos que usem corretamente as medicações prescritas para casa e nos procurem em qualquer sinal de febre ou mal estar generalizado", alerta Maria Elisa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!