No último final de semana, o trabalho de parto de Mayra Cardi foi assunto nas redes sociais por ter durado cinco dias. A empresária compartilhou em sua conta no Instagram uma série de imagens emocionantes relatando o longo processo que enfrentou até dar à luz Sophia na última quinta-feira (18).
De acordo com as informações compartilhadas, o trabalho de parto de Mayra Cardi começou no dia 14 de outubro e se estendeu por alguns dias. Como os planos eram que Sophia nascesse em casa, em um parto natural, grande parte desse momento Mayra passou em casa, ao lado do marido e mantando a comunicação com os médicos que a acompanham.
No entanto, esse processo foi mais intenso e difícil do que ela imaginava e foi preciso ir até o hospital para que a filha nascesse. “Depois de dias sem dormir e horas sem comer, tivemos que ir até o hospital”, escreveu na rede social.
Apesar de todo o esforço de Mayra Cardi para conseguir um parto natural, ela precisou ser submetida a uma cesárea. “Choramos, sofremos, amamos e nos entregamos até entender que humanizado deve ser até onde é seguro, saudável possível”, completou.
O trabalho de parto de Mayra Cardi é comum?
De acordo com o ginecologista e obstetra Alberto Guimarães, o trabalho de parto de Mayra não é a regra. “Depois que as contrações estão acontecendo de maneira regular, a maioria das mulheres dá à luz entre 12 e 18 horas”, explica.
Em relação aos riscos de ter um trabalho de parto que dura dias, o especialista explica que desde que a mulher esteja sendo acompanhada por uma equipe médica, os riscos não se ampliam. Segundo ele, deve-se sempre acompanhar a vitalidade fetal, ou seja, os batimentos cardíacos do bebê e a reserva de oxigênio, assim como as condições da mãe.
Se tanto mãe quanto bebê estão saudáveis, o trabalho de parto pode se estender por algumas horas até dar à luz. O médico ainda relembra que não necessariamente para ter um parto normal precisa se esperar por tanto tempo quanto Mayra. Geralmente, é mais rápido do que isso.
Quando a cesárea é necessária?
Apesar de toda a preparação durante toda a gestação para um parto natural e de o trabalho de parto de Mayra Cardi ter durado cinco dias, a empresária precisou passar por uma cesárea. No caso dela, a filha não estava em uma posição que favorecia o parto natural. O especialista ainda explica que fatores como a exaustão materna, sinais vitais do bebê comprometidos e o bebê não descer o suficiente são indícios de cesárea.