Meu filho não come, ele não gosta de legumes e nem de verduras. Muitos pais vivem essa situação e, com isso, a hora do almoço ou o do jantar vira uma luta diária. Os pais sofrem porque não sabem o que oferecer aos filhos. Os pequenos também porque não aceitam aqueles alimentos. E agora? 

Leia também: A alimentação correta das crianças de acordo com a faixa etária

Meu filho não come, e agora? Primeiro passo é tentar despertar a curiosidade da criança pelo alimento. Veja essa e mais dicas
shutterstock
Meu filho não come, e agora? Primeiro passo é tentar despertar a curiosidade da criança pelo alimento. Veja essa e mais dicas


A chef e nutricoach Eliane Kina defende que é possível, sim, transformar essa tortura em um momento divertido para todos e dá dicas de como estimular os crianças para que elas comam de tudo. O dilema do " meu filho não come " pode ser resolvido com criatividade e a ajuda dos pequenos. 

Se seu filho tem dificuldades em aceitar alimentos diferentes, o primeiro passo é tentar instigá-lo a provar o novo. Não existe uma maneira de organizar os alimentos para que eles comam melhor, porque o paladar vai variar de criança para criança, mas vale despertar a curiosidade dos pequenos. 

"Mostre a beleza da fruta ou legume, faça as crianças sentirem o aroma, perceberem a textura com o tato. Conte para a criança alguma história, alguma memória afetiva que a família tem com essa fruta ou legume", sugere Eliane.

Além disso, atenção também ao modo como o alimento é preparado. O paladar da criança é diferente do paladar do adulto. "A criança tem um paladar muito sensível, portanto as melhores receitas são aquelas que não tem muito temperos, pimenta ou condimentos", comenta a chef, que também dá aulas de culinária para crianças de 5 a 10 anos em uma escola da zona leste de São Paulo. 

Tomando esse cuidado com os temperos, uma ideia é misturar os novos legumes e verduras a outros já conhecidos e bem aceitos pelos filhos. "O ideal é estimular a criança a comer de tudo, mas caso ela não esteja acostumada, você pode adicionar uma cenoura, por exemplo, dentro de um hambúrguer", comenta Eliane. 

Entretanto, não é para esconder a novidade da criança. "Mostre para ela que o hambúrguer ficou mais gostoso graças à cenoura". 

Outro ponto chave é paciência. Não desista se o pequeno recusar a comida nas primeiras tentativas. "Explique que para gostar de algo novo, é preciso experimentar pelo menos umas 15 vezes", orienta a profissional. 

Também vale ter calma em relação a quantidade e  variedade dos alimentos nas receitas para crianças . "Quanto mais porções de frutas, legumes ou verduras os pequenos comerem, melhor, mas não force a barra. O ideal é fazer a criança ouvir sua fome, fazer com que ela reconheça a sua fome e saber da importância do comer de forma variada", indica Eliane.

"E para as crianças que nunca comeram frutas, legumes ou verduras, não devemos introduzir tudo de uma vez. O correto é os pais adicionarem uma cor a cada dia no prato", completa a chef e nutricoach. 

Dilema do "meu filho não come": dicas práticas 

Elogiar os pequenos avanços e levar a criança para a cozinha está na lista de dicas de como lidar com o
shutterstock
Elogiar os pequenos avanços e levar a criança para a cozinha está na lista de dicas de como lidar com o "meu filho não come"

Eliane defende que uma boa prática é envolver a a criança nos processos e fazer com que isso desperte nela a vontade se seguir uma dieta saudável. Pensando nisso, ela separa 10 dicas para melhorar a alimentação infantil . São ideias para colocar em prática com crianças de 5 a 12 anos. 

1. Organização: antes de convidar a criança para a cozinha, já deixe tudo arrumado e planejado

2. Mão na massa: a criança não deve ficar apenas olhando, ela deve participar de fato dos processos. Deixe que ela, sob a supervisão de um adulto, prepare o alimento. "Desta forma, ela sentirá mais valorizada e confiante", afirma Eliane. 

3. Alimentos especiais: durante o processo, converse com a criança e a instigue a usar todos os sentidos na hora da alimentação. Fale como a cor do alimento é bonita, como o cheiro é bom e como a textura é interessante. 

4. Alimentos diferentes: além disso, mostre que cada alimento tem características especiais. "Explique, por exemplo: O abacaxi é áspero por fora, mas que é suculento e doce por dentro. Desta forma você quebra pré-conceitos", explica a chef e nutricoach. 

5. Capriche na decoração dos pratos: aposte em ervas aromáticas para decorar os pratos que vão preparar juntos. Além de levar novos sabores às receitas, essa ideia pode ser uma forma de incentivar a criança a cultivar uma horta com temperos em casa. 

6. Decore a mesa também: convide a criança para arrumar a mesa do almoço ou do jantar com você. Deixe que ela escolha a louça que será usadada, por exemplo. Isso vai despertar, além da vontade de comer nos pequenos - já que ele fez parte de tudo, o desejo de comer em família. "Estudos mostram que uma refeição por dia, feita em família, melhora a autoestima da criança", diz Eliane. 

7. Lista de compras colaborativa: "Peça ajuda também da criança na hora de fazer a lista de compras e caso ela não coloque frutas e legumes, explique que para ter saúde e ser feliz com a família é importante comer de tudo", orienta a profissional. 

8. Lancheira a quatro mãos: feitas as compras, incentive os pequenos a montarem a lancheira da escola junto com você. Nesse momento, aproveite para ensiná-la sobre os benefícios dos alimentos naturais e faça com elas sucos, sanduíches com ingredientes saudáveis. Isso, segundo Eliane, vai até ajudar a criança a não se interessar tanto por produtos industrializados, já que eles não farão parte do dia a dia dela. 

9. Cozinha é lugar de diversão: a criança tem que perceber que cozinhar é legal e não uma tarefa árdua e nem exclusiva dos adultos. "Uma criança que é incentivada a cozinhar em família, normalmente come de tudo e faz melhores escolhas alimentares quando cresce", afirma a especialista. 

10. Elogie os pequenos: se ele está na categoria do "meu filho não come", reconheça e elogie cada pequeno passo, cada novo alimento ingerido. Isso vai incentivar a criança a continuar experimentando. 

Leia também: 7 intromissões na alimentação dos filhos que irritam as mães

Receitas para fazer com as crianças

Incentivar a criança a cozinhar ao lado dos pais é uma boa maneira de acabar com o dilema
shutterstock
Incentivar a criança a cozinhar ao lado dos pais é uma boa maneira de acabar com o dilema "meu filho não come"


E já que a ideia é levar os pequenos para a cozinha, Eliane também ensina três receitas para fazer com a ajuda dos pequenos. 

Pão de Queijo de Frigideira 

Receitas para combater o 'meu filho não come': pão de queijo de frigideira
Divulgação/Eliane Kina
Receitas para combater o 'meu filho não come': pão de queijo de frigideira

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de polvilho azedo
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de parmesão ralado

Modo de preparo:

Em uma tigela misture todos os ingredientes. Com a ajuda de uma colher, despeje o conteúdo em uma frigideira anti-aderente e deixe por 1 minuto de cada lado ou até começar a desgrudar.

Bolo de caneca de cenoura com aveia

Receitas para combater o 'meu filho não come': bolo de caneca de cenoura
Divulgação/Eliane Kina
Receitas para combater o 'meu filho não come': bolo de caneca de cenoura

Ingredientes para o bolo:

  • ¼ de cenoura média
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • ½ colher (chá) de óleo
  • 2 colheres de aveia
  • ½ colher (chá) de fermento

 Ingredientes para a cobertura: 

  • 1 colher de chá de leite condensado
  • ½ colher de cacau em pó

Modo de preparo:

No liquidificador coloque todos os ingredientes da massa e bata bem. Despeje o conteúdo em uma caneca ou copo e leve ao microondas na potência média por 2 minutos e 30 segundos. Reserve. 

Para a cobertura, misture o cacau com o leite condensado e leve ao microondas na potência alta por 20 segundos. Ao retirar o preparo do microondas, misture bem e derrame por cima do bolo. Sirva em seguida. 

Hambúrguer da Emily  

Receitas para combater o 'meu filho não come': hambúrguer
Divulgação/Eliane Kina
Receitas para combater o 'meu filho não come': hambúrguer

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne moída
  • 2 colheres (sopa) de flocos de aveia
  • 1 cenoura ralada
  • sal a gosto

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente. Depois, modele os hambúrgueres e tempere com sal . Para preparar, grelhe em uma frigideira com um fio de óleo.

A sugestão é servir no pão de hambúrguer, com uma fatia de queijo, alface e tomate.

Deixe seu filho misturar ingredientes das receitas, modelar os hambúrgueres e acompanhar os processos. Ver os alimentos sendo preparados pode ajudar a acabar com o dilema " meu filho no come " e despertar nele a vontade de experimentar diversos sabores. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!