Muitos pais ficam na dúvida de o que fazer no dia das crianças e é natural que os filhos fiquem ansiosos para ganhar presentes ou fazer passeios para lugares que sempre sonharam em ir, como um parque de diversões. Essas coisas pode realmente deixar as crianças felizes, mas o que poucos pais percebem é que não é preciso de muito para proporcionar um dia extremamente divertido para os pequenos.
Na realidade de hoje, os pais costumam trabalhar fora e possuem uma rotina agitada. Por ter que se desdobrar entre o emprego, as tarefas de casa e a criação dos filhos, sobra pouco tempo livre para fazer coisas diferentes. O brincar com qualidade
é algo que está se tornando cada vez mais raro e a tecnologia vem para tentar suprir os momentos dedicados à diversão. Por isso, quando pensar em o que fazer no Dia das Crianças
, opte por algo diferente.
O que fazer no dia das crianças
Qual foi a última vez que você tirou um dia apenas para brincar com seu filho? Já fizeram alguma atividade (sem ser da escola) com tinta? Já fizeram um piquenique ou transformaram um cômodo da casa em uma cabana? Já ensinou brincadeiras antigas para ele?
Tudo isso pode parecer clichê ou simples demais, mas a maioria das crianças dessa geração não tem contato com esse tipo de diversão e a ideia é aproveitar a data para se divertir com o filho, já que existem vários tipos de atividades e brincadeiras que podem tornar esse dia especial e econômico. Veja aos alguns exemplos:
1. Invadindo a cozinha
A primeira sugestão é ir para a cozinha com as crianças. Como esse é um espaço que tem facas, fogão e outros itens que oferecem riscos, é comum os pais manterem os pequenos afastados do local na hora de cozinhar e justamente isso desperta a curiosidade deles. A ideia é pensar em preparar algo simples para que as crianças possam ajudar ativamente.
Uma indicação é fazer mini pizzas, para isso, basta comprar os discos de massa prontos e montar uma mesa com molho de tomate, ingredientes devidamente cortados e orégano para dar aquele toque final. Deixe que os filhos montem a pizza deles, sugira fazer carinhas com os ingredientes na pizza e não se incomode com a bagunça. Essa experiência vai fazer a criança se sentir importante porque ela está fazendo algo de “adulto” junto com os pais.
2. Cabaninha
Tire os lençóis do armário e transforme um cômodo da casa em uma cabana que, mesmo improvisada, deixa as crianças encantadas, tudo porque o espaço se torna lúdico. Não existe um manual para montar a cabana, tudo vai depender do espaço físico do lugar, por isso, você vai precisar abusar da criatividade.
Com a cabana montada, você pode usar uma lanterna para contar histórias, fazer brincadeiras, preparar um lanche ou algo do tipo. Aproveite esse espaço lúdico para estimular a imaginação do filho e também para soltar a criança interior que existe em você.
3. Festa do pijama
As crianças costumam ter uma rotina mais regrada, então, nesse dia, você pode deixar que os pequenos fiquem acordados até um pouco mais tarde. Outra sugestão é deixar que o filho convide alguns coleguinhas para dormir em casa. Para animar a noite, você pode sugerir um desfile para que todos mostrem seus pijamas, propor jogos de tabuleiro que talvez eles não conheçam, como “Banco Imobiliário” e “Jogo da Vida”, ou ainda fazer uma "sessão pipoca".
4. Obra de arte
No dia a dia fica difícil deixar as crianças brincarem com coisas que costumam fazer muita sujeira como tinta, mas é algo que eles simplesmente adoram. Para a atividade, forre o ambiente com jornais e tire o dia para usar e abusar dessas tintas. Pode ser muito divertido fazer pinturas, mostrar como as cores mudam ao se misturarem e assim por diante.
Para deixar mais lúdico, você pode improvisar um avental para colocar em seu pequeno pintor, as crianças gostam de se fantasiar de algo. Depois que as obras de arte estiverem prontas, exponha em algum lugar da casa para mostrar que gostou do que fizeram juntos.
5. Piquenique
Na lista de o que fazer no Dia das Crianças , também é possível incluir piquenique e fazer disso um trabalho em equipe. O primeiro passo é encontrar um local perfeito para realizar esse lanche, sendo que o ideal é um local amplo como um parque, mas se não for possível aposte em fazer em um cômodo maior da casa. Peça ajuda das crianças para escolher o cardápio e também para montar o local com a toalha e os comes e bebes.
Caso estejam em um parque, aproveite a oportunidade para fazer atividades ao ar livre. Com uma bola, por exemplo, é possível fazer várias brincadeiras como batata-quente, queimada e bobinho. No final do piquenique, também peça ajuda dos filhos para recolher os lixos e organizar a cestinha com o que sobrou de comida.
6. Fazer massinha
Outra opção para quem está na dúvida de o que fazer no Dia das Crianças é mostrar para os pequenos como as coisas podem se transformar e a dica é fazer uma massinha caseira. Para isso, você vai precisar de:
- 2 copos de farinha de trigo
- 1/2 copo de sal
- 1 copo de água
- 1 colher de chá de óleo
- Corantes alimentícios
Com todos os ingredientes separados, deixe as crianças colocarem a mão na massa. O primeiro passo é pegar um recipiente grande e misturar todos os ingredientes secos. Depois, adicione a água aos poucos e amasse bem. Em seguida, coloque o óleo e misture bem.
Para finalizar, divida a massa em partes, adicione as gotas de corante e misture/amasse bem para que toda a massa fique colorida. Quando estiver pronto, guarde a massinha em um saco de plástico.
Na hora de realizar esse passo a passo, a criança vai precisar do um auxilio de um adulto, pois durante o processo pode precisar de mais água ou mais farinha, além de ser um pouco difícil amassar até chegar ao ponto ideal, mas é importante deixar a criança participar de processo. Com a massinha pronta, solte a imaginação e brinque com o filho usando algo que fizeram juntos.
Leia também: Brincadeiras infantis: 100 tipos de brincadeiras para crianças
Há várias opções de o que fazer no Dia das Crianças , mas o mais importante não é a atividade em si ou se cabana ou a massinha darão certo. Lembre-se do "brincar com qualidade" e aproveite o tempo de folga ao lado dos pequenos.