A primeira menstruação é um momento marcante na vida da mulher, mas, às vezes, a lembrança não é das mais agradáveis. Como o assunto ainda é um tabu para a sociedade , muitos pais ficam apreensivos em conversar sobre a menstruação com as filhas e, quando ela chega, não é raro que as meninas se vejam despreparadas ou automaticamente tratem "aqueles dias do mês" como algo de que devem se envergonhar.

As celebrações têm o objetivo de naturalizar o assunto e deixar as meninas menos nervosa com a primeira menstruação
shutterstock
As celebrações têm o objetivo de naturalizar o assunto e deixar as meninas menos nervosa com a primeira menstruação

É por isso que, para assegurar que as filhas tenham todas as informações necessárias tanto sobre higiene íntima quanto sobre o que acontece com o corpo nesse momento, alguns pais estão organizando festas em comemoração à primeira menstruação delas. Postagens que fazem referência às “period parties” (“festas da menstruação”, em tradução livre) têm pipocado nas redes sociais durante os últimos meses, e esse evento vem ganhando cada vez mais adeptos.

Como se comemora a primeira menstruação?

Em geral, o que as postagens mostram são verdadeiras festinhas, quase como uma comemoração de aniversário. Elas costumam incluir bolos temáticos – com mensagens fofas que parabenizam a menina pela chegada da primeira menstruação ou decorados com elementos relacionados a ela, como úteros e absorventes –, balões, recados positivos e kits com tudo o que as meninas precisam a partir desse momento.



Quando menstruou pela primeira vez, Brooke ganhou uma comemoração com bolo, pizza, mensagens fofas e itens de higiene pessoal

Para a jovem norte-americana Brooke Lee, a chegada da menstruação foi festejada com um bolo decorado em vermelho, pizzas e caixas com vários tipos de absorventes. Na época em que ganhou a festinha, Brooke contou ao “BuzzFeed News” que isso é algo normal na família, enquanto a mãe da menina disse ter escolhido um bolo de chocolate justamente porque a serotonina presente nele poderia ajudar a aliviar as cólicas menstruais.

Você viu?

Leia também: Ginecologista explica o que a cor do seu sangue menstrual indica sobre o corpo

A post shared by Period Packs (@periodpacks) on

Além da comida e dos itens de higiene íntima com os quais as meninas deverão se familiarizar após a chegada da menstruação, há também quem faça algo mais completo, usando balões coloridos, serpentinas, pinhatas temáticas e até potinhos cheios de absorventes internos como um item de decoração.

Menstruação ainda é tabu e deixa mulheres inseguras

Apesar da iniciativa dessas famílias parecer algo estranho para alguns, o tabu e a falta de informações acerca da menstruação faz com que muitas mulheres cresçam envergonhadas a respeito desse processo natural pelo qual o sistema reprodutor feminino passa periodicamente.

De acordo com um levantamento realizado pela marca de absorventes Sempre Livre , 40% das entrevistadas se sentem sujas quando estão menstruadas, 46% escondem o absorvente no caminho até o banheiro e, a cada cinco, duas têm vergonha de pedir um absorvente a uma amiga.

Para a ginecologista Kelly Alessandra Tavares, isso mostra que é, sim, preciso conversar sobre o assunto sem rodeios – algo que as festas para celebrar a primeira menstruação buscam fazer. “A menstruação faz parte do ciclo reprodutivo normal de todas as mulheres. Acredito que elas poderão se sentir menos constrangidas se tratarmos desse assunto com naturalidade”, explica.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!