Por incrível que pareça, a menstruação ainda é um tabu nos dias de hoje. É por conta disso que muitas mulheres ainda têm vergonha de comprar absorventes, carregá-los ou até falar sobre esse período do mês. Pelo mesmo motivo, uma  propaganda de absorvente que usa sangue de verdade em vez de um líquido azul foi considerada revolucionária (apesar de mulher nenhuma sangrar um líquido azul como nas propagandas convencionais). E também é por esse motivo que o sexo na menstruação ainda não é visto com bons olhos por grande parte das pessoas.

Está tudo bem em não curtir a ideia de sexo na menstruação, mas, como o tema é tabu, há muitos mitos sobre o tema
Shutterstock
Está tudo bem em não curtir a ideia de sexo na menstruação, mas, como o tema é tabu, há muitos mitos sobre o tema

Por incrível que parece, nem sempre é o homem que torce o nariz para o sexo na menstruação . Muitas mulheres não se sentem confortáveis em deixar que o parceiro ou a parceira as toquem durante o período menstrual e, apesar de estar tudo bem em não se animar com a ideia (afinal, para o sexo ser bom, é preciso ter vontade e consenso), é preciso entender que há muita desinformação sobre ela e que não há nada de errado com a prática. Confira oito dúvidas comuns sobre transar nesse período do mês respondidas:

1. Transar nesse período faz mal?

Não, o fazer sexo na menstruação é tão seguro quanto transar sem que a mulher esteja menstruada. É comum ouvir que, pela presença do sangue, a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) fica mais fácil, mas, segundo a ginecologista Jessica Shepherd, consultada pelo veículo norte-americano “Men’s Health”, não há estudos confiáveis a respeito desse tópico.

O que pode acontecer, segundo ela, é a menstruação alterar o pH da região íntima, aumentando um pouco o risco de infecções vaginais. O ideal é não deixar a proteção de lado em nenhuma situação,  cuidar bem da higiene íntima e sempre lembrar de fazer xixi após a transa, principalmente nesse período.

2. É possível engravidar durante o período menstrual?

Apesar de a menstruação ser justamente o processo de descarte de um óvulo não fecundado e de o período de ovulação (ou seja, aquele em que é mais fácil de a mulher engravidar), é, sim, possível que a mulher engravide se fizer sexo durante os dias em que estiver menstruada. De acordo com o médico Roberto Debsk, apesar de ser algo relativamente raro, é necessário manter o uso de contraceptivo durante o sexo na menstruação, isso porque, além de os espermatozoides poderem sobreviver no corpo da mulher por cerca de 72 horas, algumas mulheres têm o ciclo irregular, o que pode resultar em uma fecundação.

3. O sexo pode aumentar o fluxo?

Por conta da penetração e das contrações provocadas pelos orgasmos, a mulher pode ter a impressão de que o fluxo da menstruação está mais intenso durante o ato sexual, mas isso não faz com que o fluxo aumente nos outros dias do período menstrual.

4. É normal que a libido aumente no período menstrual?

Apesar de não haver muito respaldo da ciência quanto a isso, muitas mulheres – mas muitas mesmo – dizem que, durante os dias em que estão menstruadas, a vontade de fazer sexo aumenta absurdamente. Segundo Jessica, porém, é natural que o nível de excitação sexual aumente durante o período de ovulação (cerca de duas semanas antes de a menstruação descer), já que algumas mudanças hormonais ocorrem no corpo indicando que “é hora de a mulher engravidar”.

Ao mesmo tempo, Debsk afirma que algumas mulheres sentem aversão ao sexo ou ausência do desejo sexual no período menstrual. Conclusão: o ideal é deixar as vontades (ou falta delas) bem claras para o parceiro ou parceira. Sendo ou não algo comprovado pela ciência, se a mulher estiver subindo pelas paredes e a outra pessoa, por que não saciar o desejo dos dois?

5. A mulher sente mais prazer fazendo sexo nessa época?

Sim, isso pode acontecer. Segundo Jessica, é normal que o clitóris fique um pouco mais inchado durante o período menstrual, o que pode aumentar ainda mais a sensibilidade do “botãozinho de prazer” e levá-la à lua. Além disso, tudo o que não falta durante os dias em que a mulher está menstruada é lubrificação, o que, por acabar com o atrito entre o pênis e a parede do canal vaginal, sempre torna o sexo mais confortável.

6. Transar durante a menstruação reduz as cólicas?

Isso é relativo de mulher para mulher, já que algumas têm dores mais intensas que outras no período menstrual, mas Debsk explica que, durante um orgasmo, alguns hormônios relacionados a sensações de bem estar – como a endorfina – são liberados no corpo. Esses hormônios, por sua vez, são capazes de aliviar dores, e as cólicas estão inclusas. Ufa! 

7. É impossível fazer sexo oral durante a menstruação?

Não, não é. Em primeiro lugar, algumas pessoas não se importam com a presença do sangue – que não deixa de ser um fluido corporal tão normal quanto a saliva, o sêmen e o suor, todos normalmente presentes em relações sexuais – na região durante o ato. Em segundo, há formas de contornar a situação para que a menstruação não "atrapalhe" as pessoas que se incomodam com ela durante o sexo oral .

A dica é focar os movimentos da boca única e exclusivamente no clitóris e nas regiões da vulva que ficam mais distantes do canal vaginal em si. Com a mulher deitada de barriga para cima, a tendência é a de que o sangue escorra na direção oposta à do clitóris, que é o foco da brincadeira. Se o casal se sentir realmente incomodado, a mulher pode inserir um absorvente interno ou um coletor menstrual após tomar um banho e partir para o abraço. Dessa forma, não há contato algum do sangue com a boca do parceiro ou parceira.

8. Sexo durante o período menstrual é sempre uma bagunça?

Não necessariamente. Mesmo que a mulher não tenha um fluxo  muito intenso, é normal que um pouco de sangue acabe escorrendo e manchando a roupa de cama durante o sexo na menstruação, mas isso é contornável. Para evitar estragar os lençóis, o casal pode colocar uma toalha de cor escura sobre eles. Outra dica que funciona bem é fazer sexo no chuveiro, já que a água caindo constantemente sobre o casal leva o sangue embora.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!